segunda-feira, 27 de julho de 2009

Conferência com Boaventura de Sousa Santos


Conferência com Boaventura de Sousa Santos em BH

Data: 04 de agosto de 2009

Horário: 19 horas

Local: Minascentro/BH

Coordenação: Prof. Leonardo Avritzer - DCP/UFMG - CESAL

Debatedores: Prof.Gilson Reis - Presidente do Sinpro Minas e da CTB Minas
Profa. Maria Paula Menezes - Professora do Centro de Estudos Sociais-Universidade de Coimbra
Wanderlei Martins - Coordenador nacional do MST

Realização: Sinpro Minas Cesal

Apoio: MST Fórum Sindical Social
Comitê Mineiro do Fórum Social Mundial
Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais
Comitê Mineiro do Fórum Social Mundial

Sinpro Minas traz Boaventura de Sousa Santos a BH. O Sinpro Minas e o Centro de Estudos Sociais América Latina vão promover, no dia 4 de agosto, às 19 horas, no Minascentro, uma conferência com o sociólogo Boavantura Sousa Santos, da Universidade de Coimbra.

A temática abordada será: Epistemologias do Sul - O papel dos Movimentos Sociais na Produção de Saberes, título de sua recente obra que traz uma série de artigos que problematizam o monopólio do conhecimento na modernidade e aponta para a necessidade da democratização dos saberes.

Após a conferência haverá um debate, coordenado pelo professor da UFMG Leonardo Avritzer, com participação do presidente do Sinpro Minas, Gilson Reis; da professora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Maria Paula Menezes e do coordenador nacional do MST, Wanderlei Martins.

O sociólogo e professor Boaventura Santos é conhecido mundialmente por uma vasta produção teórica e sua militância ao lado dos movimentos sociais. Durante a conferência, Boaventura vai compartilhar com os mineiros suas reflexões que desafiam o projeto epistemológico imperial moderno e apontam para a emergência necessária da epistemologia do Sul. Trata-se da recuperação de saberes e práticas de movimentos e grupos sociais durante séculos inviabilizados e subalternizados pelo capitalismo e o colonialismo, na maioria das vezes subvertidos e transformados pelos saberes dominantes.

Muito bacana não é! Acho que só de ouvir o Boaventura falando já vale o programa...

Um comentário:

Mariana Gomes Welter disse...

Adoro o Boaventura!!!
Vou fazer minha inscrição rapidinho