quinta-feira, 16 de julho de 2009

Anda Brasil - Turismo Rural


Anda Brasil? QUE TREM É ESSE? É programa de governo? É campanha eleitoral? Afinal o que essa turma de turismo rural está inventando?
A Anda Brasil é uma Confederação Brasileira de Caminhadas, esportes não competitivos e inclusão social. Foi fundada em 25 de agosto de 2006 durante o First Walking Rio com apoio da Federação Internacional de Esportes Populares (IVV), da Federação Francesa de Esportes Populares (FFSP ), do Instituto regional de Cooperação e desenvolvimento - IRCOD e da Associação Brasileira de Turismo Rural no Rio de Janeiro - ABRATURR.RJ.

Ainda não entendi. É uma ONG? Para que serve?
É uma ONG com atuação nacional para promover os circuitos de turismo rural com a prática de Caminhadas na Natureza e outros esportes não competitivos que facilitem a inclusão social do homem do campo, como, por exemplo, agricultores familiares, através da prática esportiva e do turismo rural.

AH! Quer dizer então que turismo rural é melhor se for a pé?
Não, apenas é mais gostoso!!! Imagine você andando a pé nos cantões desse país, descobrindo rios encachoeirados, árvores centenárias, ouvindo um sabiá, um trinca ferro, um coleirinho, conversando com contadores de histórias, mateiros, lavradores, descendentes de escravos, senhores de engenho, saboreando uma boa cachaça, uma aipim frito, uma costelinha de porco da lata, ao som de uma gaita, de um triângulo e de um pandeiro.

Descobrindo um país que não está na TV! É... isso me parece legal, mas tem gente que gosta de andar a pé?
Tem. A caminhada é a atividade esportiva mais praticada no mundo, segundo a OMT e é fácil entender porquê. A entidade internacional - IVV , está presente em 39 países do mundo com mais de 5.900 circuitos e 16 milhões de pessoas viajam o mundo todo para caminhar em lugares bonitos. E olha que não vale contar as pessoas que andam em praias e shoppings fazendo compras... Tem que participar, conhecer os circuitos (destinos turísticos), caminhar e só depois então, preencher sua caderneta internacional e ganhar prêmios.

É... Já quero participar, o que devo fazer? Onde é a próxima caminhada?
Por ser uma atividade não competitiva, todos podem participar, sua condição física determinará seu tempo de percurso que no padrão internacional são de 10 km. Os circuitos recebem uma sinalização temática própria, nos padrões IVV que garante a facilidade de deslocamento. Todos os circuitos cadastrados são divulgados no catálogo do IVV, no catálogo Francês (FFSP) e no catalogo nacional (Anda Brasil). Além disso, existem meios de comunicação virtual com “porteiras” na Internet, que cada vez mais são utilizados na hora de decisão do circuito. Usamos meios de comunicação convencionais como: jornais e revistas especializadas. Temos ainda um boletim informativo e participamos das principais feiras de eventos nacionais e internacionais.
Venha Caminhar com a Anda Brasil!
Presidente da Anda Brasil
Ayrton Violento

Ótimo programa! Caminhando e cantando.... E conhecendo lugares bonitos, recantos intocados, pessoas interessantes, trocando experiências, trocando informações, conhecendo o meio ambiente de perto, aprendendo a respeitar a natureza, fazendo uma atividade física prazerosa, meditando... Tudo de bom!!! Único, não é?

Fonte: Revista do Turismo, reportagem retirada do site http://www.andabrasil.com.br/

Nenhum comentário: