domingo, 18 de abril de 2010

Jardim Botânico da UFMG


No Ano Internacional da Biodiversidade, o estado de Minas Gerais ganha mais um Jardim Botânico: o Jardim Botânico da UFMG, situado onde é hoje também seu Museu de História Natural.

No dia 24 de março, o Conselho Nacional de Meio Ambiente, através da Comissão Nacional de Jardins Botânicos, emitiu o registro que oficializa o compromisso do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG com a conservação da biodiversidade. Esse compromisso foi construído desde o início do reitorado do Professor Ronaldo Tadêu Pena (2006-2009) na UFMG e da gestão do Professor Fabrício Fernandino (2006-2009) no MHNJB, e a sua formalização premia o esforço de todos os envolvidos no processo.

Para obter o reconhecimento oficial, o Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG precisou alcançar as seguintes metas: apresentar um quadro de profissionais técnicos na área da botânica, quadro de jardineiros e serviços de vigilância, área de produção de mudas nativas, apoio administrativo logístico, coleções especiais em estruturas adequadas, programas de educação ambiental, infra-estrutura básica para visitantes, herbário, um sistema de registro do seu acervo de botânica, apoio a parque e unidades de conservação e programas de pesquisa em conservação, os dois últimos em implantação.

Em Minas Gerais, junto à Fundação Zoo-Botânica de BH, à Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas e ao Jardim Botânico do Instituto Inhotim, o MHNJB vai contribuir para a conservação de espécies da flora nacional, tanto fora de seu ambiente natural como in situ. Além disso, é um instrumento de educação para a conservação da biodiversidade brasileira. E foi exatamente com esse objetivo - aumentar a consciência sobre a importância da preservação da biodiversidade em todo o mundo - que a Assembléia Geral das Nações Unidas declarou o ano de 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade.

Museu de História Natural e Jardim Botânico da ufmg:
Mais informações:
http://www.mhnjb.ufmg.br/ ou (31) 3409-7607 e (31) 3409-7607
Entrada: R$ 4,00 (menores de 5 e maiores de 60 não pagam)
Endereço: Rua Gustavo da Silveira, 1035, Santa Inês.

Assessoria de Imprensa mhnjb/ufmg:
(31) 3409-7607 e (31) 3409-7607 –
comunicacao@mhnjb.ufmg.br

Fonte: REITORIA-ATI-LCC-Setor de Divulgação

Um comentário:

Mariana Gomes Welter disse...

Que bacana! Eu nem sabia desse jardim botânico, mas quero conhecer.