domingo, 4 de abril de 2010

O petróleo na História Mundial

Estava fazendo uma pesquisa, para incluir inserir um post aqui no blog e encontrei algo sobre a utilização do petróleo na história antiga. Não sei porque, ou mesmo se é tudo verdade, mas achei legal e segue abaixo parte do texto. Para visualizar o restante, basta entre no site da CETESB, link http://www.cetesb.sp.gov.br/Emergencia/acidentes/vazamento/vazamento.asp.


MODELO DO PRIMEIRO POÇO DE PETRÓLEO DO MUNDO, FRANÇA

O petróleo e seus derivados vem sendo utilizado desde 5.000 anos a. C. (NEIVA, 1986). Heródoto, historiador grego do século V a.C. (485 ? - 420), mencionou que ele era transportado pelos rios como um “precioso produto comercial. No livro bíblico da Gênese foi citado o uso de argamassa a base de petróleo no templo de Salomão e que a Arca de Noé deveria ser construída com madeira resinosa e depois calafetada com betume. Na China antiga (século II d. C.) há indícios de que haviam poços de petróleo e gás natural (com até mil metros de profundidade) servindo para iluminação e aquecimento, usando bambus para canalização e
transporte (protótipo dos primeiros oleodutos). O primeiro registro oficial da abertura de um poço, ocorreu na França no inicio do século XV na cidade de Alsácia. E, na América Central, no século XVI, há referência de que os Astecas e Incas também usavam petróleo na pavimentação de estradas, nas suas construções, bem como na área médica fazendo unguento a base de alcatrão; e os historiadores dizem que quando Pizarro chegou ao Peru, em 1527, lá encontrou uma pequena refinaria rudimentar (PETROBRAS, 1975 in POFFO, 2000).

A "era da propulsão mecânica", iniciada em 1887, com a invenção dos motores à explosão, passou a utilizar a gasolina e o diesel como combustível. A indústria petroquímica surgiu em 1930, possibilitando a utilização de derivados do petróleo como componentes de explosivos (glicerina e tolueno), matéria sintética para roupas, solventes e medicamentos entre outros, que tiveram muita utilidade na Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e que são utilizados até hoje.

Nenhum comentário: