sexta-feira, 30 de julho de 2010

Alpinistas limpam "zona da morte" no Everest

Everest

Quem pratica esporte de aventura sabe o quanto a natureza é importante, sabe que qualquer ação do homem causa impacto (negativo) sobre o ambiente e, por isso, normalmente, são pessoas mais conscientes.

É claro que para toda regra, há exceção. Exemplo disso, é o que está acontecendo no monte Everest, a montanha mais alta do mundo.
"A mais de oito mil metros de altitude, esta é a "zona da morte", no topo do Everest, e é também o local de uma operação de limpeza fora do comum. O nível de oxigênio é baixo nessa altitude e o terreno é perigoso. Mesmo assim, 20 alpinistas nepaleses estão recolhendo o lixo que outros deixaram para trás. Materiais como cilindros de oxigênio vazios, barracas estragadas e cordas são abandonados por alpinistas cansados na descida da montanha, e ficam cobertos pela neve.
Mas o departamento de turismo do Nepal afirma que, por causa do aquecimento global, o gelo está derretendo e o lixo começa a ficar exposto. O monte Everest é uma das principais fontes de renda do Nepal, um dos países mais pobres do mundo. "

Curiosidades do Everest:
Everest (ou Evereste) é a montanha mais alta do mundo. Está localizado na cordilheira do Himalaia. Situa-se na fronteira entre o Nepal e o Tibete (China). Em nepalês, o pico é chamado de Sagarmatha (rosto do céu), e em tibetano Chomolangma ou Qomolangma (mãe do universo). O monte Everest tem duas rotas principais de ascensão, pelo cume sudeste no Nepal e pelo cume nordeste no Tibete, além de mais 13 outras rotas menos utilizadas. Das duas rotas principais a sudeste é a tecnicamente mais fácil e a mais frequentemente utilizada. A maioria das tentativas é feita entre abril e maio antes do período das monções porque uma mudança na jet stream nesta época do ano reduz a velocidade média das rajadas de vento. Veja vídeo

Desastre de 1996:
Durante a temporada de escalada de
1996, dezenove pessoas morreram durante a tentativa de chegar ao cume, sendo o maior número de mortes em um único ano na história do Everest. 10 de maio deste ano foi o dia em que mais morreram pessoas na história da montanha. Uma tempestade impossibilitou muitos alpinistas, que estavam próximos ao cume (no escalão Hillary), de descer, matando oito. Entre aqueles que morreram estavam os experientes alpinistas Rob Hall e Scott Fischer, ambos liderando expedições pagas até o topo. O desastre ganhou grande publicidade, e levantou perguntas sobre a comercialização do Everest.O jornalista Jon Krakauer, da revista Outside, era um dos clientes de Rob Hall, e em 1997 publicou o livro bestseller No Ar Rarefeito, que relata sua experiência na expedição de 1996.
Fonte: Wikipedia/ BBC Brasil

Um comentário:

Patricia Vilas Boas disse...

Muito bacana esta postagem!!!