segunda-feira, 19 de julho de 2010

Notícias Porteñas!

Após uma breve estadia na maravilhosa cidade de Buenos Aires, curtindo o frio de lá que não sinto em Belo Horizonte, listei as principais notícias veiculadas por lá...


- Esse frio polar que atingiu a Argentina desde a semana passada provocou uma enorme demanda de gás e de eletricidade e cada vez mais se fala em uma crise energética no país. Antes, os cortes no fornecimento de gás se davam apenas nas indústrias e agora já afetam as residências. A solução encontrada pelo governo Kirchner é interromper o serviço para cerca de 300 grandes indústrias. A crise afeta ainda os mais pobres já que pela escassez do gás, o botijão que antes custava uma média 16 pesos (R$ 7,29) chega a ser vendido por 60 pesos (R$ 27,33).


- Outra notícia super veiculada (muito embora não tenha relação com meio ambiente...) trata da aprovação da lei para a realização de casamento gay no país. O projeto apoiado pela presidente Cristina Kirchner foi aprovado com 33 votos. A Argentina é o primeiro país latino-americano a permitir o casamento gay. Poucos países do mundo autorizam o casamento homossexual, entre eles Holanda, Suécia, Portugal e Canadá. Nos Estados Unidos, a prática é legalizada em cinco Estados e no distrito de Columbia, onde fica a capital Washington. A nova lei provocou um acalorado debate entre os políticos e na sociedade como um todo. Uma juíza na região central do país havia dito que se recusaria a cumprir a lei, mas já mudou de idéia! (http://www.clarin.com/sociedad/matrimonio_gay-jueza-La_Pampa-cambio_de_postura_0_301170066.html)


Fonte: El Clarín/ O Estadão/ Globo.com

Nenhum comentário: