quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação discute crise do trigo


Alta nos preços


A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, realizará uma reunião especial sobre as recentes altas no preço do trigo. O objetivo é tentar ajudar a evitar uma nova crise dos alimentos.
O anúncio foi feito na semana passada, na sede da FAO em Roma, na Itália.

Rússia
O encontro no próximo dia 24 terá especialistas em alimentação e representantes de governos.
Eles querem debater medidas que possam aliviar a crise nos mercados de cereais e também planejar o papel da ONU no combate ao problema.
Segundo a FAO, a alta de 5% no preço do trigo, em agosto, foi o maior aumento mensal do produto desde 2009.
Com isso, o custo foi repassado a outros alimentos. Uma das razões para a subida repentina no preço do trigo foram as secas na Rússia, um dos maiores produtores do cereal, que a partir daí restringiu suas exportações.
Condições Diferentes
O aumento no preço das oleaginosas e do açúcar ajudou a agravar o quadro. Nesta terça-feira, 07/09, o site da FAO publicou uma entrevista com o diretor-geral assistente da agência, Hafez Ghanem. Segundo ele, o mercado de alimentos ficará mais volátil nos próximos anos, e por isso, a comunidade internacional terá que aprender formas de lidar com o problema.
Ghanem descartou uma nova crise dos alimentos como a vista entre 2007 e 2008. Para ele, as condições do mercado hoje são completamente diferentes das registradas dois anos atrás.
No entanto, a crise dos alimentos é agravada pelas alterações climáticas.

Fonte:
Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

Um comentário:

Bárbara Moreno disse...

A questão já esta sendo amplamente divulgada na midia: alimentos que fazem parte da dieta dos brasileiros com pão, macarrão e pizza registraram aumento de quase 60% nos ultimos tempos. A previsão é que todos os alimentos cuja base é farinha de trigo sofram com a seca na Russia.