sexta-feira, 10 de junho de 2011

Vendaval provoca queda de árvores em Belo Horizonte e Contagem (MG)


O tempo virou até na capital mineira nesta quinta-feira (9/06/11). Após provocar estragos em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás, a linha de instabilidade avançou para norte organizada, onde a Região Metropolitana de Belo Horizonte foi afetada. De acordo com a Defesa Civil, mais de 20 árvores foram derrubadas em diversos pontos da capital. Já em Contagem, além de queda de árvores, sinais de trânsito foram danificados, bem como casas destelhadas.

Nas rodovias, o tempo severo também provocou transtornos. Parte da BR-040 que liga Belo Horizonte ao Rio de Janeiro ficou bloqueada nos dois sentidos na altura da cidade de Nova Lima. O vendaval derrubou muitas árvores sobre as pistas.

As Ecomeninas residem em diferentes lugares do Brasil (Minas Gerais, Brasília e Bahia), mas todas moramos em Belo Horizonte por (ou há) muito tempo. Ontem assustei muito com o vendaval que veio acompanhado de chuva forte por volta de 19:30 horas.

Eu moro no 21º andar, na região central da capital mineira e confesso que nunca vi nada parecido. Um tufão foi formado na avenida Afonso Pena. O barulho do vento passando pelas frestas de janelas e portas foi extremo e a preocupação veio logo após o início da forte pancada de chuva. Lembrei imediatamente dos estragos ocorridos em São Paulo no começo da semana, noticiados incessantemente nos jornais na terça feira. Hoje, ao abrir sites diversos de noticias, vi que no Rio de Janeiro também houve tempestade de vento.

Não sei o que vocês pensam, mas esses fenômenos bem como outros, por exemplo, as cinzas do vulcão chileno, me deixam muito pensativa sobre a questão do meio ambiente. Alguém podia dar uma explicação mais certa sobre a influência antrópica em todas essas "anomalias naturais"...

FONTE: www.deolhonotempo.com.br

Nenhum comentário: