sexta-feira, 17 de junho de 2011

Caronas "Sociais" : sites reúnem motoristas e caroneiros para reduzir tráfego

"Ninguém discorda que o trânsito é um dos principais problemas dos grandes centros urbanos. Fazer obras viárias para alargar ruas e descongestionar gargalos são soluções temporárias para melhorar o tráfego, mas não resolvem o problema, pois não há vias que suportem a quantidade de carros vendidos no Brasil. Então qual seria a solução? Uma idéia que está sendo colocada em prática em algumas cidades do país e que promete dar resultado é a carona.

Para facilitar a troca de informações e promover a conexão entre as pessoas, alguns sites têm desempenhado o papel de estimular a prática. Além de garantir economia para os que aderem à proposta, beneficiam toda a população com a redução do impacto ambiental causado pelo tráfego e diminuição do número de carros circulando pelas ruas.

Lançado oficialmente em São Paulo no início do mês, o site Caronetas visa aproximar pessoas que passam por caminhos próximos. De acordo com o Diretor da empresa, Márcio Nigro, um dos principais receios das pessoas em dar e oferecer carona se deve à segurança. Para resolver essa questão o cadastro no site é feito pelas empresas e os cadastros só se tornam ativos se os usuários utilizarem e-mails corporativos.

Conforme o diretor explicou, a meta do site é chegar até o final de 2011 com a redução de 100 mil carros na rua. O objetivo, na avaliação do idealizador do projeto, é até tímido, pois somente na maior cidade do país existem 5 milhões de veículos.

As empresas podem aderir gratuitamente e elas ainda podem conseguir um certificado emitido pela Caronetas. Conforme Nigro informou, para estimular a adesão dos funcionários, muitos gestores oferecem prêmios e reconhecimento. Em São Paulo, empresas como a IBM, Ernest Young, Chubby e Meddley já entraram na onda.

Acesse o site e conheça os serviços: http://www.caronetas.com.br/

Assista ao vídeo do professor Marcos Silvestre que mostra como a carona é uma boa opção para o bolso. http://www.bhtimagazine.com.br/index.php?option=com_flexicontent&view=items&cid=906:tendencias&id=658:caronas-sao-solucao-para-transito&Itemid=99

Em Floripa o ato de dar carona já é usual e em outras cidades, será que vai pegar?


Nenhum comentário: