quarta-feira, 15 de junho de 2011

Projeto mexicano usa cogumelo para decompor fraldas


Estima-se que para a decomposição de uma fralda descartável sejam necessários 500 anos. Esse produto povoa em grandes quantidades os aterros sanitários e o uso da modalidade descartável é cada vez mais popular.

Uma das soluções eficientes para esse problema ambiental foi proposta pelo cientista mexicano Alethia Vázquez-Morillas. O pesquisador que atua na Universidade Metropolitana Autônoma, da Cidade do México, desenvolveu uma metodologia de reciclagem que aproveita a decomposição causada por cogumelos arredondados, chamados de pleurotos ou cogumelo-ostra. Os resultados do processo foram significativos: diminuíram o tempo necessário para a total anulação dos impactos ambientais do material da frauda de cinco séculos para aproximadamente 120 dias.

O processo aplica um potencial da natureza para o benefício dela: os cogumelos brotam em troncos de árvores e se alimentam de restos de matéria orgânica (celulose), que é disponibilizada em grande quantidade pelas fraldas. O procedimento não degrada os componentes químicos das fraldas. Mas, em dois meses, a associação com cogumelos pode degradar a celulose das fraldas em 90%. O restante é alcançado quando se completam quatro meses.

Embora o projeto represente uma solução parcial para apenas um problema entre milhares que compõem a produção indiscriminada de lixo, seu maior efeito é de estímulo a outras iniciativas de mesmo perfil. Sem agredir a natureza para reparar um dano causado pelo homem, o projeto de associação com cogumelos propõe um rumo interessante para uma das formas de lixo que geramos desde os nossos primeiros meses de vida.

Os cogumelos podem não resolver o problema do lixo gerado pelo homem e o acúmulo cada vez mais acentuado de resíduos, por conta do excesso e também falta de estrutura dos aterros, mas eles podem ajudar a eliminar a grande quantidade de restos de fraldas que só poluem o meio ambiente e demoram a se decompor. Mesmo que, um grande avanço rumo à reciclagem do objeto foi dado.

Achei ótima a iniciativa!!Mas descobertas assim devem ser cuidadosamente analisadas, para não virarem um problema maior depois, como exemplo, uma infestação de cogumelos (lembram o que aconteceu na Lagoa da Pampulha em BH com os aguapés?? - confesso que não lembro se as plantinhas usadas para "sugar" a poluição da lagoa é esse mesmo! - o que era para ser uma solução virou um enorme problema!!!)

FONTE: UAI Meio Ambiente - http://www.divirta-se.uai.com.br/html/capa_meioambiente/id_sessao=52/capa_meioambiente.shtml

Nenhum comentário: