sexta-feira, 25 de julho de 2008

O que é Educação Ambiental?

Às vezes procuramos diversas informações à respeito da questão ambiental e não encontramos.
Informações que vão desde conceitos básicos à história e evolução da questão ambiental no Brasil e no mundo.
Existe uma ferramenta muito preciosa e completa, que muitas pessoas não acessam muitas vezes até por desconhecimento. Trata-se do site do Ministério do Meio Ambiente: http://www.mma.gov.br/.
Passeando pelo site, encontrei definições de Educação Ambiental dadas em conferências distintas e a definição adotada pelo Brasil, encontrada na lei.
Segue para conhecimento alguns conceitos!

"A educação ambiental é a ação educativa permanente pela qual a comunidade educativa têm a tomada de consciência de sua realidade global, do tipo de relações que os homens estabelecem entre si e com a natureza, dos problemas derivados de ditas relações e suas causas profundas. Ela desenvolve, mediante uma prática que vincula o educando com a comunidade, valores e atitudes que promovem um comportamento dirigido a transformação superadora dessa realidade, tanto em seus aspectos naturais como sociais, desenvolvendo no educando as habilidades e atitudes necessárias para dita transformação." - Conferência Sub-regional de Educação Ambiental para a Educação SecundáriaChosica/Peru (1976)

"A educação ambiental é um processo de reconhecimento de valores e clarificações de conceitos, objetivando o desenvolvimento das habilidades e modificando as atitudes em relação ao meio, para entender e apreciar as inter-relações entre os seres humanos, suas culturas e seus meios biofísicos. A educação ambiental também está relacionada com a prática das tomadas de decisões e a ética que conduzem para a melhora da qualidade de vida" - Conferência Intergovernamental de Tbilisi (1977)

"Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade." - Art. 1o da Lei no 9.795 de abril de 1999

"Processo em que se busca despertar a preocupação individual e coletiva para a questão ambiental, garantindo o acesso à informação em linguagem adequada, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência crítica e estimulando o enfrentamento das questões ambientais e sociais. Desenvolve-se num contexto de complexidade, procurando trabalhar não apenas a mudança cultural, mas também a transformação social, assumindo a crise ambiental como uma questão ética e política." - Patrícia Mousinho. Glossário.In: Trigueiro, A. (Coord.) Meio ambiente no século 21. Rio de Janeiro: Sextante. 2003

2 comentários:

Mariana Gomes Welter disse...

A educação ambiental é de extrema importância para a verificação dos principais problemas sócio-ambientais de cada região.

Mariana Gomes Welter disse...

A educação ambiental é realmente importante e deve fazer parte do dia-à-dia das pessoas. Educação, seja em que área for, se faz continuamente, não pontualmente. São ações preventivas, acima de tudo.