terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Tragédias de fim de ano x Gestão de Áreas

Pessoal, acho que todos nós ficamos muito balançados com as noticias de deslizamentos de morros e barrancos e consequentes desastres que culminaram com o encerramento da vida de muitas pessoas.

Recebi hoje por e-mail uma noticia que me fez pensar bastante...Como estou com a manhã bastante corrida no escritório, colocarei a noticia aqui da forma como recebi, ok?

Os créditos são para o site Ambiente Brasil.

EXCLUSIVO: Especialistas acreditam que tragédia de Angra dos Reis poderia ter sido evitada

Danielle Jordan / AmbienteBrasil

Especialistas da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, ABMS, afirmam que os deslizamentos ocorridos no último final de semana em Angra dos Reis, no Estado do Rio de Janeiro, poderiam ter sido evitados ou minimizados com o mapeamento e a gestão das áreas de risco.

A ABMS reúne engenheiros e geotécnicos que estudam a estabilidade de encostas, construção de barragens, fundações e outras obras de infraestrutura.
O ex-presidente da entidade, Willy Lacerda, participou dos estudos realizados em Santa Catarina após os deslizamentos ocorridos em novembro de 2008. Em documento apresentado em fevereiro de 2008, como conclusão dos estudos, foi feito um alerta sobre a possibilidade de tragédias semelhantes em outras regiões do país. Na ocasião foi proposto o mapeamento e a gestão das áreas de risco em um trabalho de abrangência nacional.

O pesquisador ainda defende a elaboração de leis municipais para disciplinar a construção em encostas e a implantação de departamentos específicos para tratar a questão. "As prefeituras, com raríssimas exceções, não dispõem, em seu quadro técnico, de um profissional com especialização em geotecnia", disse.

No dia 14 de dezembro de 2009 AmbienteBrasil publicou - EXCLUSIVO: Especialistas destacam falta de preparo e fragilidade no atendimento e prevenção de catástrofes naturais. O presidente Associação Brasileira de Engenheiros Civis, Abenc, Ney Perracini de Azevedo, alertou que ainda há falta de preparo adequado para o atendimento em casos de prevenção dos desastres e reconstrução das áreas afetadas, destacando a importância de um planejamento técnico mais específico para a reconstrução das cidades afetadas.


Sabe, não especificamente podemos falar de prevenção referente à natureza...mas fico tão chocada por saber que as pessoas sabem que o pior vai acontecer e que mesmo assim não fazem nada!!!

É espelho disso, por exemplo, a questão climática!!!

Ate quando fecharemos os olhos para todos os acontecimentos e previsões à nossa volta??

Vale a pena pensar nisso...

Nenhum comentário: