segunda-feira, 28 de junho de 2010

Atitude Sustentável no Trabalho


Acabei de ver a reportagem abaixo no site do correioweb e acho que é bastante importante divulgá-la para que todos percebam mais uma vez que profissionais com consciência ambiental estão sendo mais valorizados no ambiente de trabalho.

Apagar a luz da sala quando não tiver mais ninguém nela. Dar preferência a uma garrafinha de água em vez de usar copos plásticos. Utilizar os dois lados do papel nas impressões ou reutilizar as folhas como rascunho. Todas essas são atitudes simples e que caracterizam os profissionais sustentáveis. Cada vez mais valorizados no mercado mundial, os chamados trabalhadores verdes costumam ter visão de futuro e conseguem, inclusive, diminuir os gastos das empresas.

Compreender a forma correta de gerir os recursos naturais e evitar a prática de atividades poluidoras fazem com que esses funcionários fiquem em vantagem sobre aqueles que não têm nenhum tipo de consciência sustentável. A nova geração de consumidores que vem por aí — crianças de até 10 anos — já tem muito mais contato com os ideais de ecologia, o que torna o funcionário verde também um trabalhador do futuro.

O relatório mais recente da Sustainability Recruiting, empresa estadunidense especializada em ofertas de especializações em todo o mundo, mostrou que, entre 2004 e 2009, as ofertas de empregos voltados à alta capacidade de decisão sobre sustentabilidade cresceram 37% no mundo. Ainda de acordo com o documento, o Brasil é o país da América Latina com o mercado mais promissor para profissionais sustentáveis. Aqui, a expansão de ofertas de emprego para esses trabalhadores foi de 32%. Rendimento satisfatório se comparado ao crescimento médio de 16% dos latinos.

“As empresas já percebem a necessidade de ter atitudes sustentáveis. Não dá mais para se preocupar apenas com o lucro. É preciso estar atento aos impactos das atividades das corporações na sociedade e preservar o bem-estar comum. Por isso, é tão importante ter funcionários sustentáveis”, destaca Silvana Bertim, analista de Qualidade da Festo no Brasil — empresa especializada em fornecimento de tecnologia de automação.

Fonte: site do Correioweb (http://www.correioweb.com.br/), data: 28/06/2010.

2 comentários:

Cecilia Helena disse...

As empresas deviam se atentar mais para esse lado, pois além de ajudar o meio ambiente elas teriam uma boa economia em copinhos, energia, papel entre outras coisas, não é mesmo? Bjs

Patricia Vilas Boas disse...

Com certeza, Cecília! Acho que a economia em termos financeiros é bastante fácil de ser demonstrada através de simples cálculos e, "de quebra", estas atitudes também são boas para o meio ambiente. Isso pra mim parece bem claro, mas infelizmente muitas empresas ainda não perceberam que as mudanças de atitudes dos funcionários podem economizar dinheiro, aumentando o lucro empresarial e aumentando a consciência ambiental no ambiente de trabalho, contribuindo para que a empresa seja vista no mercado como eco-consciente e responsável.