quarta-feira, 30 de junho de 2010

Pouco se fala sobre isso, mas o problema persiste

Vocês repararam que pouco se fala atualmente sobre o desastre no Golfo do México? Parece que a Copa, maior evento esportivo do mundo, vem encobrindo a seriedade do maior acidente ambiental de todos os tempos.

A Carta Maior divulgou esse vídeo e uma exposição bem realista sobre o problema. Vale a pena assistir e se atentar para o seguinte fato: Cientistas do governo estimam que quantidade equivalente a um petroleiro Valdez de petróleo vaza, a cada quatro dias, nas águas do Golfo do México.

Destaquei alguns trechos da reportagem:

Se o Katrina arrancou a cortina que escondia o racismo, o desastre da BP está expondo algo muito mais ocultado: o quanto temos, mesmo as grandes empresas e os mais destacados especialistas, pouco controle sobre as muito intrincadamente conectadas forças naturais ante as quais nos comportamos tão levianamente. A BP não sabe o suficiente, para cavar uma chaga na Terra, como cavou. Obama não tem poder para ordenar que os pelicanos não se extingam (por mais traseiros que se ponha a chutar).

Não importa quanto dinheiro se gaste – nem os $20 bilhões que a BP oferece, nem se fossem $100 bilhões. Não há dinheiro suficiente para reconstituir uma cultura que tenha perdido as raízes. E enquanto os políticos e representantes de corporações insistem em não ver essa verdade mais evidente, as pessoas, cujos ar, água e vida foram contaminados p erdem rapidamente as últimas ilusões.


A crise do litoral do Golfo é crise de várias coisas – da corrupção, da desregulação, da privatização, da dependência doentia de combustíveis fósseis. Mas, por trás de tudo isso, é crise clara da arrogância de nossa cultura, que supõe ter perfeita compreensão e comando sobre a natureza de modo a poder tudo manipular radicalmente e re-manipular e fazer re-engenharias sem risco, dos sistemas naturais que nos mantêm vivos.
 
Resta-nos ficar de luto, por toda a biodiversidade que está morrendo no Golfo do México.


Fonte: Carta Maior

3 comentários:

Cecilia Helena disse...

Hoje mesmo li em outro blog que Obama está escondendo o quanto de petróleo está vazando diariamente no Golfo, recusou ajuda de vários países e como sempre dizem que vai ficar tudo bem... é a Copa do Mundo tem o poder de esquecimento, quando ela terminar será que a verdade vai aparecer???

cabelo disse...

Mais um post excelente como tantos outros. Fico pensando o que será de nosso biodiversidade se essa ânsia pelas "riquezas" da camada pré-sal nos trazer o mesmo ouro de tolo que trouxe ao povo do norte.

Abraço.

Patricia Vilas Boas disse...

Pois é, acho que este caso pode servir como um terrível mau exemplo do que não devemos fazer aqui no Brasil, com o nosso pré-sal. Contudo, o risco é grande e a ganância também... É preciso agir com muita cautela e de forma fundamentada nos conhecimentos científicos sobre o assunto.