domingo, 17 de maio de 2009

Alimentos Biodinâmicos


Se você costuma ir a feirinhas orgânicas provavelmente já deve ter comprado um alimento biodinâmico. Assim como o orgânico, é cultivado sem adubos, aditivos ou inseticidas químicos. A grande diferença é que os biodinâmicos seguem um modelo de agricultura mais complexa, a Biodinâmica, criada no começo dos anos 20 pelo pedagogo alemão Rudolf Steiner.

O plantio e a colheita dos alimentos biodinâmicos são orientados pelo calendário astronômico e pelas fases da lua. E a terra recebe preparos especiais. “São compostos com substâncias de origem animal, vegetal e mineral que renovam o solo e estimulam as forças sutis presentes no alimento”. Explica João Carlos Ávila, consultor biodinâmico da Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica, em Botucatu (SP). Além de frutas, verduras e legumes, existem também vinhos, cafés, queijos, iogurtes e outros alimentos – todos produzidos em total comunhão com a natureza.

Para terminar, olha que bacana essas definições sobre Biodinâmica que encontrei através do seguinte link: http://biosofia.net/2001/01/17/agricultura-biodinamica-a-arte-de-cuidar-da-terra/

A Agricultura Biodinâmica foi fundada em resposta a um grupo de agricultores alemães, que solicitavam orientações para resolver os problemas de degradação ambiental decorrentes das práticas agrícolas, e Rudolf Steiner criou, então, o “curso aos agricultores”. Uma compreensão profunda das leis da vida, adquirida através de uma abordagem qualitativa e global da Natureza - esta é a base da Agricultura Biodinâmica. Ela abre novas vias para que o Homem se reconcilie com a Natureza e cumpra a sua missão de mediador entre o céu e a terra.

Que tal fazer um bem para si mesmo, para o meio ambiente? Alimentar o corpo e a alma, sentindo que estamos contribuindo para o nosso bem- estar... E poder adquirir os nossos alimentos em pequenas feiras, diretamente do produtor é uma dádiva! Temos que valorizar essas preciosidades! Em um mundo em que o fast food tenta nos dominar e as grandes empresas de supermercados vão “engolindo” os mercados de bairro, as feirinhas ainda são uma espécie de oásis... E como a idéia por traz da Biodinâmica traduz um respeito às leis da natureza e um cuidado com o meio ambiente, a mesma deve ser valorizada.

Fonte: Revista Bons Fluídos, Editora Abril, abril/2009, nº 121 e
http://biosofia.net/2001/01/17/agricultura-biodinamica-a-arte-de-cuidar-da-terra/

Um comentário:

Eduardo disse...

Prezadas ecomeninas, a maozinha com o milho é de minha filha, gostei muio de ver no seu blog!! Atenciosamente, Eduardo

eduardo@agriculturaalternativa.com

agriculturaalternativa.com/agrialternativa