segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

UNILIVRE




Há algum tempo atrás, eu estive em Curitiba e tive o prazer de conhecer a Universidade Livre do Meio Ambiente. Desde então as imagens do lugar vivem indo e voltando na minha mente... Um paraíso para qualquer um que tenha um pouco de simpatia pela causa ambiental. Atualmente, a Universidade constitui uma OSCIP que presta diversos serviços para a sociedade.

Coloquei abaixo alguns trechos da história e da proposta da UNILIVRE.

A Universidade Livre do Meio Ambiente foi fundada em 1991, no Dia Nacional do Meio Ambiente, na gestão do então prefeito de Curitiba Jaime Lerner. Conhecida na época por ULMA, a Universidade foi criada inicialmente como uma unidade da Prefeitura Municipal destinada e disseminar práticas, conhecimentos e experiências relacionadas às questões ambientais, discutindo os problemas e as soluções relacionadas ao crescimento desordenado das cidades. Nesse período, a sede da Universidade funcionou provisoriamente no Bosque Gutierrez até a construção das instalações do Bosque Zaninelli, onde a instituição encontra-se até hoje instalada.

Atualmente a Universidade Livre do Meio Ambiente – UNILIVRE – é uma Organização Não-Governamental pioneira na inclusão dos vários segmentos da sociedade na discussão sobre o meio ambiente. É também um local de produção de conhecimento multi e interdisciplinar sobre meio ambiente e sustentabilidade urbana.

A UNILIVRE desenvolve e executa projetos sócio-ambientais e programas de capacitação para diversos segmentos: escolas, empresas, órgãos públicos, sindicatos e demais entidades do terceiro setor.

Para saber mais, consulte o site: http://www.unilivre.org.br/

Fonte: http://www.unilivre.org.br

2 comentários:

Bárbara Moreno disse...

Quando fiz a loucura de ir para Curitiba a minha intenção era ir para lá, estudar, aprender, discutir, descobrir...o lugar é lindo, tudo a ver com nosso espirito...deviam existir mais UNILIVRES por ai...

Patricia Vilas Boas disse...

Também acho, Babi! Quem sabe podemos criar um Projeto da Unilivre em BH?