terça-feira, 19 de maio de 2009

Mais e mais carros


O Brasil alcançou a marca de 1 milhão de unidades na venda de veículos novos, um recorde de vendas para a indústria automobilística. O mercado brasileiro de modelos zero-quilômetro tem sido mantido pelo corte do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), a volta de planos de financiamento com prazos mais longos e juros mais baixos e descontos extras oferecidos pelas montadoras e concessionárias.


As principais montadoras do País - Fiat, Ford, GM e Volkswagen -, porém, acham que esse volume só será atingido se o governo prorrogar o corte do imposto até o fim do ano. Do contrário, as apostas variam de 100 mil a 300 mil unidades a menos, de 1,4 milhão a 1,6 milhão de veículos.


Devemos ficar felizes com essa notícia? Muitas pessoas sonham em ter seu carro próprio, assim como as montadoras sonham em vender cada vez mais carros, mas será que nossas cidades têm condições de suportar uma frota de veículos individuais que não pára de crescer? Em Belo Horizonte, por exemplo, não vejo manifestações por melhorias no transporte coletivo, mas sinto a cidade cada vez mais abarrotada de carros com apenas uma pessoa dentro.


Fonte: Estadão

Um comentário:

Patricia Vilas Boas disse...

Com certeza a notícia não pode ser motivo de felicidade. Imagine só se todos os chineses e os indianos também comprassem carro? Seria o caos... Por um lado é bom saber que o poder aquisito das pessoas está aumentando, mas, por outro, um problema urbano-ambiental está sendo alimentado... O que nós podemos fazer? Andar mais pé, de bicicleta, dar carona quando estiver de carro e usar mais o nosso transporte público. Temos também que participar mais das tomadas de decisões da gestão pública do local onde moramos para podermos sugerir melhorias, mais metrô, mais ônibus, faixas especiais para ciclistas nas ruas e etc.