quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Método Para Definir Metas Globais de Redução de Emissões


Uma das grandes dificuldades para a definição de metas globais de redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) é a briga entre países ricos e pobres.

Os países desenvolvidos concordam em adotar metas de redução, porém somente se também forem definidas metas para os países em desenvolvimento. Os países pobres argumentam que não podem ter metas de redução, pois os países ricos são os grandes responsáveis históricos pela concentração atual de GEE na atmosfera.

Felizmente a capacidade humana já apresentou algumas solucões para esse impasse.

A Universidade de Princeton está propondo um método para distribuir a responsabilidade pelo corte de emissões de modo equitativo entre os países ricos e pobres. Eles consideraram a população, as emissões e a renda para distribuir os cortes necessários entre os países.

Agora só não serão definidas metas ambiciosas de redução de emissões se os políticos não quiserem.

O trabalho técnico que apresenta o método pode ser copiado na BIBLIOTECA ONLINE DE SUSTENTABILIDADE do site da Silva Porto Consultoria Ambiental:
www.silvaporto.com.br/admin/downloads/METODO_PARA_DEFINIR_METAS_DE_REDUCAO_DE_EMISSOES.pdf
De toda forma, a idéia é boa, apesar de possuir inúmeros pós e contras. De toda forma, fica claro o intuito dos Países Desenvolvidos de "penalizar", de alguma forma, alguns países superpopulosos como China, Índia e Brasil.
Se alguém tiver interesse sobre o assunto, eu tenho um material sobre isso, já que ao cursar a matéria Economia Ambiental, na Austrália, tive que fazer um trabalho sobre essa proposta e outras porpostas alternativas de redução das emissões de GEE, apontando os benefícios e os problemas que elas poderiam trazer, além de discutir se seriam justas ou não.


Nenhum comentário: