sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Para ver o sol nascer: Parque Nacional de Jericoacoara!






Uma excelente dica de lugar para visitar é o Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará. Eu tive o prazer de conhecer lá e estava preparando um texto sobre o local quando vi esse relato mais que perfeito sobre a cidadezinha no site do Clube dos Aventureiros, escrito por Hugo, em 11/03/2005. Olhem só:

Há algum tempo atrás, Jericoacoara era uma pequena vila de pescadores perdida entre dunas imensas e isolada do resto do mundo, hoje ela cresceu bastante e se modernizou: ganhou energia elétrica, pousadas, restaurantes chiques e bares e quiosques invocados e toda a estrutura necessária para receber bem o turista, mas não perdeu aquilo que nós estamos procurando - a tranqüilidade de um lugar aparentemente esquecido do mundo. Localizada ao norte do estado do Ceará - quase divisa com o Maranhão - fica cerca de 300 km de Fortaleza e possui aproximadamente 10.000 habitantes.

A magia de Jeri causa paixão à primeira vista. É um impressionante cenário natural, onde tudo é lindo e único. O vilarejo é rodeado por gigantescas dunas móveis, com praias de enseada com mar calmo, praias de oceano com ondas, praias rochosas, pedras moldadas pela força dos ventos e do mar, lagoas de águas cristalinas, manguezais, coqueirais, arquitetura antiga e conservada, com ruas de terra batida. Isso e muito mais fazem de Jericoacoara um lugar maravilhoso e encantador.

O contato com os moradores nos ensina que a vida não precisa ser complicada para ter qualidade: sem trânsito, sem correria, sem horários, sem o stress da vida moderna e ainda preservando a natureza para extrair dela o sustento para sua família.

Não existem estradas de acesso nos últimos 15 km até a entrada de Jeri, pois não é permitida a construção de estradas dentro do Parque. Para chegar, é necessário um veículo 4x4, e também não é permitida a caça, nem a pesca predatória.

A energia elétrica vinha de geradores até 1998. Hoje, existe uma rede elétrica subterrânea que alimenta apenas as casas, mas não existe iluminação pública, para preservar a iluminação "natural" do luar. Não existe luxo nem requinte em Jeri, mas existem pousadas muito confortáveis com ar-condicionado e muitos bares e restaurantes com boa e farta comida. E as ruas da cidade continuam sendo de areia.

Para que luxo num paraíso desses?


A partir de 1984 Jericoacoara passou a ser considerada Área de Proteção Ambiental - APA, pelo decreto assinado pelo presidente João Batista Figueiredo. A APA foi constituída pelos municípios de Jijoca, de Jericoacoara e Cruz, e em 2002, a partir de uma re-categorização parcial da APA, foi criado o Parque Nacional de Jericoacoara pelo Decreto s/n de 04/02/2002, assinado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. Os limites do Parque também se estendem cerca de 10 km de distância do litoral, possuindo uma área de 8.416.08 ha.

Só para completar, lembro que Jeri é a meca para os praticantes de kitesurf e também de windsurf e lá também têm escolas especilizadas que promovem cursos rápidos das modalidades para interessados. Paraíso!!!

Texto adaptado do site http://www.clubedosaventureiros.com, escrito por Hugo, data: 11/03/2005, título: O Parque - Jericoacoara.
Fotos arquivo pessoal.

Nenhum comentário: