domingo, 1 de março de 2009

Poda de arvore em BH

Visitando o site do jornal Estado de Minas, UAI, li a seguinte noticia:
Bombeiros cortam árvore que ameaçava cair na Região Centro-Sul de BH
Bombeiros precisaram interditar a Rua Major Lopes para cortar a árvore
O Corpo de Bombeiros precisou interditar uma rua no Bairro São Pedro, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, para impedir que uma árvore que ameaçava cair causasse estragos na vizinhança. Segundo os bombeiros, ela estava com mais de 45 graus de inclinação e as raízes já estavam arrebentando a calçada.

Sabemos que muitas pessoas se "aventuram" providenciando a poda das arvores sem qualquer autorizacao da Prefeitura de BH, correndo risco de serem autuadas.

A poda, corte, transplantio e plantio de árvores são regulamentados, em Belo Horizonte, por legislação municipal específica. Qualquer iniciativa que afete árvores de passeio, praças ou parques, como aquelas plantadas dentro dos terrenos particulares, exigem autorização da Prefeitura. A autorização deve ser providenciada junto à Secretaria Municipal Regional. Após solicitação, um engenheiro especializado se dirige ao endereço onde se encontra a árvore e realiza uma vistoria, indicando o melhor procedimento a ser seguido. Uma vez emitido o laudo técnico, o requerente recebe um documento da Prefeitura de Beloo Horizonte que indica a decisão do engenheiro, que pode ser pelo indeferimento, pela autorização total ou parcial ao requerimento.
No caso de árvores localizadas em logradouros públicos, a solicitação pode ser feita pela internet, por telefone ou diretamente na Secretaria Municipal Regional. Após o procedimento, o engenheiro especializado vai ao local e emite um laudo que é encaminhado à Gerência de Parques e Jardins, responsável pela execução do serviço recomendado.
A ausência da autorização leva à possibilidade de aplicação de multas ao infrator. As infrações variam entre leve, grave ou gravíssima. No caso de supressão, além da multa, o infrator é responsável pela reposição de espécimes em número equivalente ao critério de espécie suprimida - localização, raridade, antigüidade, de seu interesse histórico, científico ou paisagístico, ou, ainda, de sua condição de porta-sementes).

A importância de se buscar a autorização para a poda de arvores se deve ao fato de Belo Horizonte ainda ser uma das capitais mais arborizadas do país. Muitas das árvores que fazem parte da sua paisagem já existiam antes da fundação da cidade, por isso toda a populacao deve dar prioridade ao aumento qualitativo e quantitativo das áreas verdes da cidade.

Av. Afonso Pena em 1946

Para mais informacao acesse: www.portalpbh.pbh.gov.br

6 comentários:

Patricia Vilas Boas disse...

Ei Marina! A sua postagem está ótima! Muito esclarecedora! Acho que é muito importante que as pessoas se atentem para o procedimento de poda de árvores para não sairem por aí mutilando as nossas "amigas". Mas também é preciso lembrar que algumas vezes a poda se torna necessária, em razão da seguraça das pessoas que transitam em um determinado local e daí não há como evitá-la. Contudo, é preciso que o técnico determine como deverá ser feito o corte, para que os impactos da poda sejam minimizados. Os "Jardineiros de Plantão" com certeza vão acrescentar que muitas vezes as plantas precisam ser podadas para continuarem a crescer livremente. É isso aí!

Bárbara Moreno disse...

excelente post Marinex!!!!Acho que poderiamos postar sempre informações uteis assim!

Mariana Gomes Welter disse...

Pessoal, complementando a ótima dica da Marina, quem precisar de mais informações sobre poda e corte de árvores pode ligar para o 156, telefone de informações da Prefeitura.

Samuel disse...

Um testemunho: em 2006 solicitei a poda de uma árvore de minha calçada, bem grande, que ameaçava cair inclusive sobre a casa do vizinho de frente e veículos que estacionavam sobre a sua sombra. Após várias reclamações na prefeitura, 2 anos depois! a árvore foi cortada. É um absurdo!

claudio disse...

Ao conseguirem a altorização para o corte ou poda da respectiva espécie façam contato comigo que sou especialista em corte e poda de arvores há quase 8 anos. Minha equipe é qualificada e legalmente habilitada para realizar trabalhos em altura em conformidade com as NRs em vigencia. nosso orçamento é sem compromisso e em carater educativo/orientador. Mais informações em www.bhpodas.blogspot.com

Anônimo disse...

Corte e poda em árvores de qualquer espécime e porte , incluindo também limpeza de coqueiros e palmeiras;
Equipe especializada no setor , para sua maior comodidade e segurança;
Orçamentos sem compromisso , agende nossa visita;
Atendemos a toda Belo Horizonte e região metropolitana;
Remoção e transporte dos resíduos vegetais para local apropriado.



Contatos - Gil ou Mauro



Email : corte.certo@yahoo.com.br