sexta-feira, 20 de março de 2009

Que dança na chuva, que nada!!


Em uma experiência inédita em Unidades de Conservação, o parque Nacional da Chapada Diamantina fará chiver literalmente na área do parque, que fica no sertão da Bahia.
O milagre da chuva será feito por um monomotor que jogará jatos de água filtrada nas nuvens provocando irrigação das mesmas com consequentes chuvas.
A idéia é uma forma preventiva de evitar incêndios, pois, nas épocas mais quentes do ano, a vegetação continuaria bem verde, tornando-se menos vulnerável ao fogo.
O Parque Nacional de Chapada Diamantina é uma das UCs que apresenta maior concentração de focos de calor e com isso tem vários incêndios. A direção informa que essa não é uma técnica emergencial para apagar incêndios e sim preventiva!!
A tecnologia é chamada de semeadura de nuvens e será realizada em parceria da direção do parque com a empresa Modclima Pesquisa e Desenvolvimento Ltda, de São Paulo, que trabalha em soluções tecnológicas limpas para gerar modificações controladas no clima e no meio ambiente.
Ao contrário de outras técnicas, que usam produtos químicos, como o nitrato de potássio, para provocar chuvas artificiais em áreas agricultáveis, a tecnologia da Modclima utiliza apenas água filtrada, totalmente pura, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação da flora e fauna do parque.
Além da Modlcima, que fará o teste sem maiores custos para a unidade, o projeto piloto conta com o apoio da Petrobrás, que cedeu combustível para os aviões, e da Pousada Canto das Águas, que garantiu a hospedagem da equipe vinda de São Paulo.



Legal, né??


A fonte é o site ICMBIO.

Um comentário:

Patricia Vilas Boas disse...

Que coisa moderna... Espero que realmente funcione e evite queimadas e danos...