quarta-feira, 11 de março de 2009

Quer um emprego verde?

A gestão sustentável das florestas poderia gerar 10 milhões de "empregos verdes", indicou nesta terça-feira em Roma a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).

"Enquanto cada vez mais empregos são perdidos por causa da atual desaceleração econômica, a gestão sustentável das florestas poderia ser uma forma de criar milhões de postos de trabalho, ajudando a reduzir a pobreza e melhorar o meio ambiente", defendeu Jan Heino, diretor geral adjunto do Departamento Florestal da FAO.



Segundo a ONU, investimento na gestão sustentável de florestas geraria mais empregos e também a conservação das reservas


"Como as árvores e as florestas são essenciais para a retenção do carbono, esse investimento pode resultar em uma contribuição muito importante para o esforço da população em se adaptar às mudanças climáticas", afirmou.


"Alguns países, como os Estados Unidos e a República da Coreia, por exemplo, incluíram o setor florestal em seus planos para estimular a economia", explicou a FAO, que propõe a criação de empregos no setor agroflorestal, cultivos silvestres e gestão de incêndios.
Na Índia, o reflorestamento é um elemento importante para garantir o emprego rural, destacou a agência.
A entidade estimou ainda que uma melhor gestão florestal e novas plantações de árvores poderiam reduzir de forma significativa a tendência à redução da cobertura verde, ajudando a diminuir as emissões de carbono.


A gestão sustentável das florestas será debatida durante a Semana Florestal Mundial, que acontecerá na sede central da FAO, em Roma, de 16 a 20 de março.


Fonte e Foto: Folha Online
Foto: http://www.akatu.org.br/banco-de-imagens/homem_080408/image_mini

Um comentário:

Mariana Gomes Welter disse...

Entendo muito pouco sobre gestão de florestas, mas essa possibilidade de geração de empregos eu acho muito interessante. Me faz pensar também que hoje no Brasil precisamos de mais pessoas bem instruídas para cuidar das nossas unidades de conservação.