sexta-feira, 29 de maio de 2009

Construção com Bambu


Caros leitores, recebemos um email do Guilherme Azevedo do IPEMA - Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica e achamos muito importante divulgar a iniciativa deles.


Construção com Bambu


A construção civil se tornou um dos maiores inimigos da sustentabilidade. Ao mesmo tempo que a casa é um dos principais elementos no desenvolvimento da qualidade de vida, sua construção demanda muito gasto de recursos e energia. E a corrida para encontrarmos soluções de menor impacto e ao mesmo tempo com boa resistência fez com que resgatássemos antigas técnicas e adaptássemos às novas necessidades.


A China que tem histórico milenar em construção desse elemento, possui pontes de 500 anos, e outras estrutura centenárias de bambu. O Taj Mahal na Índia possui a estrutura de bambu, assim como novos arranha-céus que estão em construção em Taiwan.


Além da grande resistência e versatilidade do bambu, o uso dele também ajuda na conservação de espécies já que seu ciclo de vida é mais rápido do que das madeiras de construção, ou seja, o seu tempo de plantio e coleta é mais curto, e ao se fazer manejo sustentável desse produto nós não derrubamos toda a touceira, apenas podamos algo que irá crescer novamente.


A utilização do bambu e outros elementos ecológicos em construção deixa evidente que a nossa responsabilidade vem desde a produção da matéria-prima até a integração que a construção terá com o ambiente e a comunidade.


Acreditando na construção sustentável como veículo de transformação, o IPEMA – Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica, promove cursos especializados em Habitações Sustentáveis, Planejamento de Ecovilas, Construção com Bambu, Sistemas Agro-florestais, e Design em Permacultura. Todos, integrando aulas teóricas, práticas e vivências em ecovilas.


Http://www.ipemabrasil.org.br
Http://www.ipemabrasil.org.br/cursos2009.htm

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Que bom vcs estarem neste empenho.Somos do Cclovida Temos vontade de conhecer vcs. Ouvimos falar de vcs em Sampa.< quando vínhamos de bicicleta. estamos tentando fazer nossa casa, incluindo o bambu como complemento.
Ivânia e Inácio. (ivaniaalencar@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Ola
Acabei de adequir uma chacara,e nela tem duas toceiras de bambu.Gostaria de saber se a como usa ele ma ampliação da casa
Em que parte da construção eu poderis estar usando este material
Voce poderia enviar uma respsta para (gilsom.28@hotmail.com) meu nome é Gilson