quarta-feira, 13 de maio de 2009

Dissecar ou não dissecar, eis a questão.


Uma estudante do curso de biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Juliana Itabaiana de Oliveira Xavier, de 23 anos, conseguiu uma liminar que a dispensa de assistir aulas práticas que usam animais. O argumento utilizado foi sua consciência, o fato de não coadunar com a prática. A estudante é vegetariana e acredita que para adquirir conhecimento acadêmico não é preciso expor os bichos a sacrifícios.


A liminar foi concedida pelo juiz Adriano Saldanha Gomes de Oliveira, da 11ª Vara Federal do Rio, dispensando a aluna das aulas práticas da disciplina zoologia III, quando houvesse necessidade de vivissecção – operação em animais vivos para estudo de sua anatomia. O primeiro pedido foi negado, mas a ação foi novamente interposta, dessa vez alegando razão filosófica e desta vez houve sentença favorável em primeira instância. A universidade entrou com recurso e o processo ainda está em andamento.


Pelas alegações da aluna essa não seria uma forma de se eximir dos seus deveres como estudante. Ela apenas entende que o aprendizado da matéria poderia ocorrer por outros meios, que não a dissecação.


E vocês, o que pensam sobre o assunto?


Ps: Samuca me enviou essa matéria, que ele leu no G1.

3 comentários:

Valdemir Reis disse...

Nobre amiga obrigado por sua visita. Parabéns! Este espaço esta cada vez melhor. Bela publicação, sua contribuição é fantastica, precisamos desta consciência viva norteada para a importância ambiental, muito reflexivo, texto lindissimo, belas imagens, tudo uma grande harmonia, gostei. Confesso minha simpatia e admiração por seu talentoso e inteligente trabalho. Valeu ter passado aqui. Sinto-me feliz e honrado. Quero avisar que tem um “PRÊMIO” esperando por você lá no Blog, não demore! Aguardo por sua visita. Sinta-se em casa. O nosso imortal Piloto Ayrton Senna costumava dizer; "Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá." Grandioso sentimento. Honrado e feliz por sua amizade, desejo muito sucesso. Volte sempre! Encontrar-nos-emos sempre por aqui. Brilhe sempre. Um ótimo e proveitoso dia de trabalho, proteção, paz, saúde, alegria e muitas bênçãos. Que a presença Divina nos oriente e dê sabedoria para o nosso caminhar. Um abraço fraterno.
Valdemir Reis

Patricia Vilas Boas disse...

Olá Valdemir! Agradecemos muito pelas suas palavras e pela sua contribuição. Ficamos muito satisfeitas em saber que o blog está conquistando as pessoas!

Patricia Vilas Boas disse...

Com relação à postagem, acredito que a aluna está correta! É direito dela dissecar ou não esses animais em suas aulas...E a Faculdade tem que aceitar a posição da garota. Há diversas formas de aprender, um vídeo sobre o tema substitui muito bem a aula prática e transmite a mensagem com profundidade também...