domingo, 10 de maio de 2009

"Fraldinhas da Vovó" x Absorvente


Você já imaginou quantos absorventes usará ao longo de sua vida? Cada uma de nós mulheres irá consumir, ao longo da vida fértil, algo em torno de 10 mil absorventes descartáveis, que ficarão aí pelo mundo por volta de uns 100 anos pelo menos. E nós somos muitas! Portanto, são milhões de absorventes sendo descartados todos os dias que ocupam um lugar raro e precioso na natureza para se decompor.

O absorvente comum, além de ser bastante poluente, possui substâncias tóxicas e resíduos do processo industrial. Uma alternativa ecológica e saudável a isso é voltar a usar aquelas fraldinhas de pano, ou “fraldinhas mais modernas”, como o aBIOsorvente. Ele é um absorvente íntimo reutilizável e composto 100% de algodão (anti-alérgico).

Diferente do que muita gente ainda pensa, o sangue da menstruação não é algo sujo. Ele é apenas constituído pela a parede do endométrio e pelos óvulos que não foram utilizados pelo corpo feminino, já que não foi fecundado. Esses tecidos são repletos de nutrientes e comprovam que você é saudável e fértil. Portanto, não há problema nenhum em lavar fraldinhas, já que, de molho na água, o sangue sai facilmente, assim como se você estivesse lavando uma calcinha.

Problema sim é continuar a produzir tanta quantidade de lixo, quando há meios de evitar fazê-lo.

Meninas, pergunto a vocês, é possível mudar? Basta querer, pois já existem alternativas no mercado! Tá certo, é verdade que muitas dessas alternativas são produtos ecos que, infelizmente, são bem mais caros do que os outros... Entretanto, penso que com criatividade nós podemos inventar e encontrar alternativas mais ecológicas do que alguns produtos que utilizamos no nosso cotidiano! E há quem pergunte, se nessa hipótese das "fraldinhas" será produzido menos lixo, mas a quantidade de água usada para lavar as mesmas seria maior do que se gastava no processo de fabricação do absorvente convencional??? Realmente não sei...


3 comentários:

Samuel disse...

é um assunto do qual nada entendo, hehehe, mas o No Impacto Man, já tinha se aventurado no assunto:
http://noimpactman.typepad.com/blog/2009/03/lvgrn-getting-rid-of-tampons.html

Patricia Vilas Boas disse...

Excelente, Sam! De acordo com Colin Beavan e cia há ainda uma terceira via para as mulheres, um tampão de silicone... Realmente opçãoes não faltam! Obrigada pela dica.

Anônimo disse...

Esse mês resolvi comprar 1 absorvente ecologico pra ver se realmente consigo me adaptar e, não vejo nada de sujo ou de anormal lavar um absorvente de pano, se você toma banho e lava a si mesma porque vai ter nojinho de lavar um absorvente que você mesma usou???Não entendo essas mulheres de hoje em dia são tão cheias de frescura e tal,naquela época era normal pois não existia outra coisa.E sinceramente discordo com quem diz que estamos voltando ao tempo das cavernas fazendo isso, eu discordo,pois se você quer deixar um planeta mais saudavel e habitavel para seus netos por que não experimentar???