quarta-feira, 8 de abril de 2009

Fim da Terra? Não! Fim da Humanidade!


Ouvi no rádio hoje uma notícia alarmante: estamos caminhando rapidamente para o fim da humanidade. Isso mesmo! Mas não se preocupem, não estou falando do fim do mundo!

Não sei se todos sabem mas, no início deste ano, um bloco de gelo com cerca de 14 mil quilômetros quadrados desprendeu-se da plataforma de Wilkins, na Antárctida, segundo informações de cientistas espanhóis.

Esta camada de gelo jamais havia demonstrado qualquer instabilidade e agora ela simplesmente se desprendeu. Os cientistas explicaram que a situação é preocupante já que esta é a porta para as demais camadas de gelo.

"Agora, os icebergs gigantes em que esse bloco de gelo se transformou começam a se espalhar pelo Oceano Austral. Segundo os cientistas, a fragmentação do bloco resultará num aumento do nível do mar.
Os pesquisadores do CSIC analisam desde o último domingo o impacto desse fenômeno sobre o ecossistema do mar de Bellingshausen. A equipe também afirmou que a frente de gelo desse mar retrocedeu 550 quilômetros em duas semanas. Segundo os cientistas, as temperaturas de água são extraordinariamente quentes nesta região."

O fim da Terra pode ainda não estar perto, mas não podemos dizer o mesmo em relação à espécie humana...


Nenhum comentário: