sexta-feira, 17 de abril de 2009

Abrace a Serra da Moeda!


Recebi esse convite hoje e achei a idéia bem bacana! Não fui no ano passado, mas acho que devemos apoiar e valorizar toda manifestação de preservação ambiental que se mostre legítima, ainda mais em se tratando de proteção das serras e montanhas, que fazem parte da nossa identidade cultural enquanto mineiros.

As diversas comunidades do entorno da Serra da Moeda realizarão em conjunto, no dia 21 de abril de 2009, terça-feira, feriado nacional, às 10hs, na rampa de decolagem do Topo do Mundo, uma manifestação ambiental e prol da preservação da Serra da Moeda.

O primeiro ABRACE A SERRA DA MOEDA ocorreu no dia 21 de abril de 2008 e foi um marco na luta pela preservação do patrimônio material e imaterial da Serra da Moeda. Patrimônio este ameaçado pela ambição das mineradoras e pela especulação imobiliária. Estas atividades poderão produzir uma devastação irrecuperável de sua riqueza natural, turística e histórica.

O dia 21 de abril não foi escolhido por acaso e sim por ser uma data que marca a luta dos mineiros contra a exploração de suas riquezas. Os habitantes de Minas Gerais do século XVIII, para minerar o solo mineiro, tinham que pagar altos impostos para metrópole portuguesa que em troca não desenvolvia a colônia. Assim, os mineiros viam que sua terra, tão rica em recursos naturais, não obtinha nenhum beneficio com a exploração mineral. A insatisfação em ver que as riquezas minerais desenvolviam a Europa e não Minas Gerais levou alguns mineiros a organizarem o movimento que conhecemos hoje como Inconfidência Mineira. E por incrível que pareça, passados 220 anos desse marco histórico, ainda hoje continuamos lutando contra a exploração indiscriminada dos nossos recursos naturais, a cobiça internacional e a falta de atenção das autoridades com a população e a preservação do nosso patrimônio natural.

A fim de reverter esse quadro histórico temos o prazer de convidar todos para participarem do nosso movimento "Abrace a Serra da Moeda". Este ano teremos a participação dos grupos de Congado, de Folia de Reis e das bandas de música do vale do Paraopeba, que juntos aos praticantes de vôo livre e aos demais habitantes e freqüentadores da região farão um abraço simbólico na Serra da Moeda.

Convidamos a todos que se identificam com a luta pela preservação de nosso patrimônio, para comparecerem no dia 21 de abril às 10 horas no Topo do Mundo. Pedimos a gentileza que compareçam vestidos de blusa branca simbolizando a paz, que somente será alcançada, dentre outras medidas, através da preservação da vida e do meio ambiente. Sua presença será muito importante, contamos com ela.

2 comentários:

Bárbara Moreno disse...

Oi Pat!
recebi o convite também e tive o prazer de conhecer e conversar com um dos idealizadores da idéia, o sr. Renato. A causa já ganhou muita força. Tanta que os condominios ali da região estão todos se mobilizando!Sei que o Retiro do Chalé está apoiando em peso!!Como não viajarei esse feriado acho que posso e vou comparecer. Devemos sim apoiar a causa!!!Vamos lá??

Equipe YAKS disse...

Eventos como este devem ser sempre incentivados e divulgados! Também plubicamos este manifesto no nosso blog!