sexta-feira, 24 de abril de 2009

Lixo problemático


A matéria que mais me chamou a atenção hoje está no Jornal Estado de Minas, no caderno Gerais e tem como titulo: "O lixo que incomoda muita gente".


Em Belo Horizonte, os resíduos são levados para Sabára, na região metropolitana, e depositados em aterro que possui vida útil para mais 25 anos. Não há na capital mineira local para depósito do lixo urbano e tampouco alternativa para o futuro do lixo.

Não só Belo Horizonte como também outras inúmeras cidades mineiras enfrentam questões primárias relativas à disposição "sustentável" do lixo.

Constata-se uma verdadeira catástrofe ambiental que por enquanto é silenciosa: 519 cidades, ou seja, 60% do total, ainda conservam lixões que são, na verdade, depósitos a céu aberto para o descarte de resíduos. Com 853 municípios, o estado tem apenas 19 aterros sanitários, atendendo 32 localidades, além de 207 aterros controlados e 70 usinas de triagem e compostagem.


Alternativas a serem aplicadas:


Segundo estudo feito pelo engenheiro civil e especialista em geoprocessamento Gerson José de Mattos Freire, "Temos vários exemplos em Minas que deram certo, como consórcios de municípios com a mesma área para disposição e a formação de associação de catadores, que trazem benefício social, econômico e ambientalmente correto".


Um exemplo de município que adotou alternativa viável para o destino do lixo é Brejo Santo, no interior do Ceará, onde a Prefeitura concede desconto na conta de luz a quem contribuir com a reutilização.


Reciclagem em Belo Horizonte:

A coleta seletiva realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte atende poucos bairros da Capital. A reutilização do lixo em Belo Horizonte é de apenas 0,57% do total de resíduos produzidos, o que assusta quando comparamos com o volume que é enviado ao Aterro Macaúbas, em Sabará.



Imagem:http://blogdocarloscoqueiro.blogspot.com/2007_06_01_archive.html

Nenhum comentário: