sábado, 4 de abril de 2009

Uvas saudáveis




Ontem eu experimentei mais uma novidade (pelo menos pra mim) da culinária ambientalmente correta: um vinho elaborado com uvas orgânicas. Trata-se de uma vinícola de Mendoza, na Argentina, que produz o vinho Vinecol.

O rótulo da garrafa traz a seguinte explicação: "Nossa filosofia implica respeito e cuidado do meio ambiente, para o qual assumimos o compromisso de elaborar vinhos com uvas orgânicas e certificadas. Trata-se de não utilizar agroquímicos, nem fertilizantes, ou nenhum outro produto que contamine a terra."

Pesquisando um pouco sobre o tema, descobri que estão ocorrendo vários congressos de produtores de uvas orgânicas na Europa, onde são discutidas as dificuldades de produção de uvas de boa qualidade, que resultem em vinhos que possam competir no mercado com os melhores vinhos.

No Brasil a Embrapa também tem promovido seminários, ensinando e incentivando a produção da uva orgânica. De acordo com alguns produtores de uva niágara rosada de Bento Gonçalves, "produzir uvas orgânicas é um grande desafio que estamos vencendo ano após ano. Já são quatro anos sem utilizarmos nenhum tipo de produto químico no controle de doenças".

E agora a grande pergunta: o vinho era saboroso? Sim! A uva era Malbec e tinha um gostinho bem fresco, ideal para dias mais quentes. Aconselho experimentar!

2 comentários:

Samuel disse...

legal, dra mariana..

acho que você está virando uma especialista em vinhos, hein?

será que a vinicola também produz o rosé tão apreciado por você?

Bárbara Moreno disse...

ow....conta pra nós onde vc foi!