segunda-feira, 13 de abril de 2009

Um cantinho bucólico e um violão




Esse último feriado foi dedicado a conhecer uma parte ainda desconhecida de Minas Gerais. Fui até Itambé do Mato Dentro, acompanhada de mais duas Ecos (Pat e Marina), nossas bicicletas, amigos, namorados, violões e muitas expectativas. Itambé é uma cidade de 2 mil e poucos habitantes, perto de Itabira, mas é preciso encarar 30 Km. de estrada de terra pra chegar até lá. Vale a pena, porque a estrada já é bem linda e a cidade é rodeada de cachoeiras. Grandes, pequenas, de todos os formatos e graus de dificuldade. Para quem curte pedalar é possível fazer muitas trilhas interessantes, mas nada muito planinho, é força na panturrilha mesmo!

Um aspecto que me chamou muita atenção: o município possui seu sistema de captação de água e tratamento de esgoto autônomo, não possui convênio com a COPASA, e há 22 anos vem conseguindo tratar 100% do esgoto. Incrível, não? Com isso a gente pode confiar na qualidade da água do local. E por isso os córregos que cruzam a cidade e as cachoeiras estão bem limpos e preservados!



E a 9 Km. de Itambé fica o povoado de Cabeça de Boi, ainda mais charmoso. Lá nós conhecemos um grupo de moradores que cuida do lugar, instruindo os turistas e cobrando uma pequena taxa para aqueles que se encaminham para as cachoeiras. O dinheiro arrecadado é utilizado para manter as estradas e cercar as nascentes que abastecem as cachoeiras.



Nós ainda tivemos o prazer de conhecer a Silvana, dona de uma pousada super aconchegante e que se dedica a levar um pouco de arte e cultura para as crianças do vilarejo, trazendo profissionais de Belo Horizonte para ministrar cursos voluntariamente em Cabeça de Boi.
Vamos passar a semana lembrando das belezas e das alegrias desses lugares!

2 comentários:

Patricia Vilas Boas disse...

Ficou excelente!!!!!!!!!!!!

Kika Antunes disse...

ei Marina, tudo bem?
como vc me pediu:
fone: 86884463
email: kikaantunes@uol.com.br
abraco
Kika