terça-feira, 29 de setembro de 2009

Novas Unidades de Conservação em Minas




A herança histórica e os sítios naturais raros transformaram as serras de Ouro Branco e de Itatiaia, na região Central do Estado, em um grande museu a céu aberto. Para preservar toda esta riqueza cênica, biológica, geológica e cultural, o Governo de Minas criou nessa segunda-feira (21/09) duas unidades de conservação na região: o Parque Estadual Serra do Ouro Branco e o Monumento Natural Estadual de Itatiaia.

As duas unidades estão localizadas nos municípios de Ouro Preto e Ouro Branco e, juntas, protegem cerca de 11 mil hectares em uma área de grande importância biológica e, ao mesmo tempo, extremamente frágil.

As unidades tendem a permitir o desenvolvimento sustentável da região, conciliando preservação com ocupação humana. Diversos marcos e estruturas do período colonial podem ser encontrados na área que começou a ser ocupada no século 17 em função do trânsito de pessoas e cargas que se deslocavam entre Vila Rica (atual Ouro Preto) e o Rio de Janeiro.

Os Campos Rupestres, característicos das partes mais altas da Cadeia, são a vegetação predominante da região que também abriga importantes fragmentos de Mata Atlântica e Cerrado. Em seus 7,8 mil hectares, o Parque da Serra de Ouro Branco abriga inúmeras nascentes e cursos d´água que contribuem para a formação das bacias dos rios Doce e São Francisco. Os 3,2 mil hectares do Monumento Natural de Itatiaia estão localizados no ponto de interligação das serras do Ouro Branco, de Itatiaia e do Bico de Pedra. As serras estão inseridas no extremo Sul da Serra do Espinhaço.

As novas unidades reforçam o conjunto de áreas protegidas na região do Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais que já possui o Parque Estadual do Itacolomi, a Estação Ecológica Estadual do Tripuí, a Floresta Estadual do Uaimii e a APA Estadual da Cachoeira das Andorinhas.

Fonte: SEMAD

domingo, 27 de setembro de 2009

No Impact Project


Pessoal,


o responsável pelo blog "No Impact Man" está lançando um desafio para todos nós: a one week carbon cleanse, ou seja, uma semana sem emissão de carbono. E como aderir a esse projeto???


Bom, o homem que se intitula No impact man é Colin Beavan, um cara que durante 1 ano, junto com sua família (essa da foto acima), se propôs a viver causando o menor impacto ambiental possível, na cidade de Nova York. Nesse período eles tomaram atitudes como: se locomover apenas a pé ou de bike, não comprar nada além de comida, não gerar lixo que não possa ser reaproveitado, não utilizar ar condicionado, televisão ou papel higiênico!

Um relato detalhado de todas essas concessões em prol do meio ambiente pode ser lido no livro No Impact Man e no documentário já disponíveis nos Estados Unidos. Mais informações no blog: http://noimpactman.typepad.com/blog/

Além disso, através do site No Impact Project http://noimpactproject.org/ ele lança o desafio para que qualquer um possa fazer o mesmo experimento em suas vidas, mesmo que por menos tempo, uma semana.

Achei essa atitude muito corajosa e fiquei com uma curiosidade enorme de assistir ao documentário para saber como essa experiência se deu na prática. Agora, aderir ao projeto já vai ser um outro grande passo...

sábado, 26 de setembro de 2009

3º Green Drinks em BH!


Gente, a Poliana Reis Abreu mandou o seguinte convite:

Você é nosso convidado para o 3º Green Drinks de Belo Horizonte!

Neste encontro, receberemos o professor Rafael Tello, que conduzirá as discussões sobre construções sustentáveis!

Esperamos por você!

Anote na sua agenda:

Quando: Terça- Feira, 6 de outubro de 2009.

Horário: 19:30

Onde: Reciclo 2 www.reciclocultural.com.br/reciclo2.php (Rua da Bahia n° 2164, Praça da Liberdade, Belo Horizonte).

Quem: Todos aqueles que acreditam e que se interessam pela temática que envolve a sustentabilidade (Empresas, Universidades, ONGS, Empreendedores Sociais, Associações, etc.)

Regras do jogo: Convidar amigos que tenham interesse pelo assunto!

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

E por falar em bichinhos...


Recebi essa imagem e a mensagem do meu cunhado, Bernardo Maranhão, e achei que valia a pena repassá-la pra vocês já que ela traduz um ato de delicadeza e respeito... De vez em quando há coisas bonitas que valem a pena partilhar. O título da mensagem é bem sugestivo: NÃO BASTA APAGAR O FOGO...

Vocês se lembram daqueles incêndios terríveis quie aconteceram na Austrália? Pois é, essa foto foi tirada durante esse período.

A imagem veio acompanhada das seguintes palavras:

"Quem não entende um olhar, muito menos entenderá uma longa explicação..."


Comovente imagem...O universo é um, não importa se somos um monte de átomos que forma a espécie (animal) humana, vegetal, estrelar.... Somos poeira atômica do mesmo sistema, do mesmo universo, não somos nem mais nem menos. O que nos faz maior ou menor é isso, a delicadeza, o cuidado do gesto que vem de uma chama que cada um possui, mais ou menos acesa, dentro de si. NÃO BASTA APAGAR O FOGO....

domingo, 20 de setembro de 2009

E-book ambiental


Aí vai uma dica muito legal que recebi da minha amiga Janise:


Download gratuito do livro : http://amyra. lachatre. com.br


Este e-book celebra a trajetória pacifista de três décadas da economista e ambientalista Amyra El Khalili, como resultado dos primeiros dez anos da construção econômica socioambiental na América Latina e no Caribe. Trata-se da compilação de alguns de seus principais artigos e entrevistas reproduzidos, discutidos e apresentados em listas na internet, em diversas publicações, palestras, debates, congressos, conferências e seminários no Brasil e no exterior.

Nesta obra, você refletirá sobre temas como economia de mercado, meio ambiente e finanças sustentáveis, redes solidárias e suas estratégias, mudanças climáticas e mercados emergentes, financiamentos de projetos e negócios socioambientais, conflitos sociopolíticos, espiritualidade e esperança, guerra e paz.

Amyra é um exemplo de ativismo a serviço da paz entre os povos, entre os gêneros masculino e feminino, entre progresso e preservação ambiental. Sua militância pela dignidade humana, pelo respeito à mulher, contra a discriminação de ordem racial e étnica, tem merecido o respeito e a admiração de quantos privam de sua amizade e daqueles que leem os seus artigos.

Como economista, Amyra empenhou-se, acima de tudo, em demonstrar que é possível conciliar uma economia de mercado com a proteção do meio ambiente.

The Age of Stupid


O filme "The Age of Stupid", documentário que retrata as condições de vida na Terra em um futuro no qual os avisos sobre as mudanças climáticas foram ignorados, estreia no próximo dia 22 no Brasil.
Produzido com £ 450.000 (cerca de US$ 750 mil) levantadas por "multidão-financiamento" - venda de ações de indivíduos e grupos, "The Age of Stupid", é uma obra completamente independente, dirigida por Franny Armstrong e narrado pelo ator Pete Postlethwaite.
A première do filme sobre aquecimento global será em Nova Iorque , no dia 21 de setembro, e terá exibição em diversos países ao mesmo tempo, seguido por transmissão ao vivo de um debate com Kofi Annan, ex-secretário-geral da ONU, com a participação da atriz Gillian Anderson (Arquivo X) e de cientistas e políticos.
O evento será encerrado com show do líder da banda Radiohead, Thom Yorke. A data marca a véspera da sessão da Assembléia Geral da ONU sobre o Clima, que acontece também em Nova Iorque.

No Brasil, o filme será exibido em 13 salas de cinema , indluindo Belo Horizonte:
Espaço Unibanco Ponteio Ponteio Lar Shopping - BR - 356, 2500 22/set ? 19h00

Dia sem carro: vamos aderir?

A imagem ficou meio ruizinha, mas para quem se interessar e quiser mais informações é só entrar no site: www.naovoudecarro.com.br

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Imagem do dia




Lindos, né?Só de pensar que em alguns locais do mundo esses bichinhos são caçados sem dó nem piedade....

Fonte: G1

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Festival Lixo e Cidadania!

Acontecerá em BH o 8º Festival Lixo e Cidadania nos dias 21 a 24 de setembro.
Para saber mais, consulte o site e o blog do evento: http://www.festivallixoecidadania.com.br/ e http://festivallixoecidadania.com.br/blog/
Vale a pena também assistir ao video: http://www.youtube.com/watch?v=7A_gPoobxxw

Bom proveito!

Agora é a vez do Ipê Amarelo!!!



Não resisti!!! Aproveitando o comentário da Mariana na postagem que fiz sobre o Ipê Lilás, aí vão duas fotos de um belo exemplar de um Ipê Amarelo que floresceu perto da minha casa, aqui em BH... Uma maravilha, obra da natureza!!!!!!!!

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Quão poluente é o seu carro???


Passeando pelo site G1 hoje pela tarde, vi que saiu uma matéria questionando o quão poluentes são os carros e o que é pior: afirmando que os proprietários de veiculo automotor desconhecem o nivel de poluição dos seus respectivos.

Mas, uma iniciativa do MMA realizou um levantamentoi com carros fabricados no ano de 2008 e agora há um ranking disponibilizado, sendo viavel fazer inclusive comparações.

Fica um pouco dificil colocar a tabela aqui, mas para acessá-la basta clicar em http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL1306275-9658,00-GOVERNO+CRIA+RANKING+DOS+CARROS+MAIS+POLUENTES+VEJA+LISTA.html.

A fonte é o site do G1 (http://g1.globo.com/)!!

Ogrinho simpático! - Imagem do dia



Quando pensamos em um hipopótamo, pensamos (pelo menos eu) em indelicadeza, grandiosidade, ser desengonçado...Mas ao ver essa foto não resisti ao charme do bichinho, e não sei porque, pensei: a natureza é incrível!!!

Essa é para mim, a imagem do dia: do ogro à graciosidade!!!

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Denúncia


Pessoal, sei que a denúncia foi há um pouquinho mais de tempo, mas ainda da tempo de mostrá-la aqui.

Foi divulgado na internet que as grandes mineradoras tem contaratado milicias, muitas vezes armadas, no intuito de protger terras, mesmo as que não lhe pertencem ou que não exploram. Tem sido protegidas as terras que podem despertar algum interesse nos empresários (terras cujas quais ainda se dará entrada junto ao DNPM de solicitação de alvará de pesquisa ou autorização de estudo de viabilidade).

A questão é que, ao que parece, de fato populções e comunidades tradicionais, alem de outra leva de pessoas afetadas pela tividade minerária tem sofrido - e muito, com toda a situação, sendo desrespeitados, não recebendo indenização devida (por desapropriação), enfim, está o caos.

Maiores informações sobre a denuncia publicada em julho no site: http://mercadoetico.terra.com.br/arquivo/mineradoras-contratam-milicias-denunciam-movimentos-sociais/.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Kassab não gosta de árvores???


Fiquei sabendo de uma triste notícia hoje: uma reforma realizada na Avenida Paulista retirou várias árvores das calçadas da Paulista. Após obras, a avenida símbolo da cidade ficou com 108 exemplares a menos; sendo que 10 foram cortadas sem permissão. Isso aconteceu porque a Prefeitura tirou mais árvores e plantou menos mudas do que deveria, segundo a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.

A escassez de arborização é um dos motivos de o cartão-postal parecer mais gelado em dias frios e mais quente no calor. A dívida é de 108 exemplares. Número que faz diferença em uma via que tem cerca de 250 árvores.

A secretaria não forneceu o número oficial. Nas obras, a Subprefeitura da Sé foi autorizada a tirar da Paulista 151 árvores. Em compensação, deveria plantar 180 mudas. No entanto, retirou 161 plantas - 10 que tinham de ser preservadas, aparentemente foram cortadas. Segundo a Secretaria do Verde, foram plantadas 82.

Para os pedrestres que passam que avenida, "É visível que piorou, e muito", como afirma Célia Marcondes, presidente da Sociedade dos Amigos e Moradores do Bairro Cerqueira César (Samorcc). As árvores ajudam a moderar a temperatura. Elas umidificam o ar, funcionando como canais entre o solo coberto de cimento e asfalto e a atmosfera.

É uma mudança que interfere no microclima do local e no clima da cidade de forma geral. Quem percebeu a falta das plantas foi um engenheiro florestal da Secretaria do Verde, que elaborou os termos de compromisso ambiental (TCAs) a serem cumpridos pelas construtoras - desde as calçadas da Paulista até a ampliação da Marginal do Tietê, tocada pelo governo Serra (PSDB). Solicitada, a Prefeitura enviou parte dos TCAs da Paulista. Nos documentos não constam os locais onde os cortes foram permitidos e onde as mudas foram plantadas.A Secretaria do Verde diz que fiscaliza "rigorosamente" o cumprimento dos TCAs. Mas não quis dizer se, quando e como pode aplicar multa à Subprefeitura da Sé, que tem 30 dias para se manifestar sobre a possível irregularidade no replantio das árvores.

Fonte: Estadão

Ipê Lilás!!!


Gente!
Vocês já notaram como as ruas de Belo Horizonte e de várias outras cidades do Brasil ficam especialmente enfeitadas durante essa época do ano? Ah, os ipês...Nós já colocamos aqui no blog algumas postagens sobre eles, mas não nos cansamos de falar deles...
E agora chegou a vez dos Ipês de cor lilás!!! Eles estão em vários lugares das cidades e ficam enchendo a nossa vida de uma beleza delicada e fluída... Poesia pura!!!
Temos que aproveitar esses momentos efêmeros...
Carpe Diem!
Fotos: acervo pessoal.

Vocês viram no jornal?


Foi publicada uma matéria reveladora no Jornal O Tempo (de Belo Horizonte/MG) no dia 10/09/09, no 1° Caderno, na página 9. A matéria em questão aborda o destino das verbas arrecadadas pelo IEF - Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais em decorrência da imposição de multas. Há indícios de que tais verbas não estariam sendo utilizadas para a proteção real do meio ambiente, sendo, ao que parece, utilizadas para manutenção da estrutura do referido órgão ambiental. Assim sendo, verifica-se que assunto merece a nossa atenção!!! Ainda mais tendo em vista a pequena nota na reportagem citada que informa também que o mesmo órgão está sendo processado por irregularidades. Ok, ainda que o IEF não seja condenado, a mera suspeita já acarreta uma perda, ainda que parcial, da credibilidade da referida entidade...Temos que ficar atentos!!!

domingo, 13 de setembro de 2009

Marina Silva Presidente!


Em tempos de frustração disseminada com nossos políticos, vejo uma luz no fim do túnel com a candidatura da Marina Silva. E ela disse, em entrevista para o jornal El País, que se for candidata, será para chegar ao 2º turno.

A senadora e ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, ainda não confirma sua possível candidatura à presidência nas eleições de 2010,mas questionada com relação a quem daria seus votos no segundo turno - se ao candidato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ou à oposição -, Marina respondeu: "Não posso falar como candidata, mas acredito que o debate deve ser sobre ideias e que deve prevalecer a ética. Eu jamais mentiria sobre a honra de alguém para vencer uma eleição. De um ponto de vista político, creio que, se eu me candidatar, será com a aspiração de chegar ao segundo turno".

Na entrevista, disponível na página do El País na internet, Marina Silva defendeu a preservação dos ganhos conquistados nos últimos 16 anos pelo Brasil, desde "o equilíbrio fiscal e a estabilização da moeda à grande inovação introduzida por Lula, que foi a distribuição de renda".

Sobre sua especialidade, a questão ambiental, Marina declarou que "a Amazônia não é um santuário inviolável" e o objetivo deveria ser aliar preservação do ambiente e desenvolvimento econômico.

Para ela "o problema de assumir a economia sustentável como estratégia é algo complicado e não existe até hoje em lugar nenhum do mundo. Nenhum partido assume completamente (essa bandeira). O que eu e o Partido Verde estamos fazendo é inovador e não podemos satanizar os outros por não o terem feito ainda", observou. Ainda assim, defendeu Marina que seria possível para o Brasil dar esse passo.
Para mim já passou da hora de termos um governante comprometido com o meio ambiente.

Fonte: Estadão

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Fotos do Segundo Green Drinks em BH





Só pra completar a postagem sobre o Segundo Green Drinks em BH, eu coloco aqui algumas fotos, conforme prometido, que foram copiadas do site: http://greendrinksbh.ning.com/, do Álbum criado pelo Flávio.

Lembro que a primeira foto apresenta o Reciclo II para aqueles que não conhecem o espaço e as demais fotos foram da reunião do Green Drinks mesmo. Só para facilitar a identificação, o Rodrigo Trindade, que apresentou o tema Energia Solar naquela noite, é o de camisa clara, entre o Sr. de camisa laranja e a moça de preto, do lado direito da foto.

Divirtam-se e um ótimo fim de semana!!!

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Segundo Green Drinks em BH


Olá turma!

Vou dividir com vocês um pouquinho do que aconteceu na segunda Reunião do Green Drinks em Belo Horizonte...

A referida reunião ocorreu no dia primeiro de setembro, no mesmo lugar, ou seja, no RecicloII e contou com a presença do engenheiro Rodrigo Trindade.

O Rodrigo deu uma verdadeira aula sobre Energia Solar e, principalmente, sobre Aquecedores Solares. A exposição dele foi técnica, mas ele sempre traduzia para nós os conceitos, explicando de uma maneira clara a tecnologia envolvida. A curiosidade dos participantes foi despertada! E surgiram inúmeras perguntas... E por falar em perguntas, elas foram muito bem respondidas pelo convidado!

Por fim, foi levantada a questão da ausência de legislação municipal em BH que obrigue a instalação de aquecedores solares para chuveiros em novas construções, uma vez que já que existem Leis nesse sentido em outros municípios brasileiros. Alguns ficaram indignados com tal falta e Rodrigo bem que tentou explicar como é complexo o funcionamento do processo legislativo no Brasil...Mas isso é realmente inexplicável. São muitos interesses envolvidos...

A reunião foi um sucesso, mas todos ficaram com a "pulga atrás da orelha", pensando no que poderia ser feito e como a sociedade pode pressionar de forma efetiva a produção de legislação nesse âmbito...

Assim que as fotos do evento forem divulgadas, eu colocarei aqui no Blog!

Só para completar, eu verifiquei que existe um Projeto de Lei (1.281/07) em BH nesse sentido, contudo, pelo site da Câmara Municipal não foi possível saber se tal Projeto ainda está em andamento. Assim sendo, eu enviei um email para a Câmara e estou aguardando uma posição deles. Logo que tiver mais notícias, eu divulgarei aqui!

Grande abraço!!!

APPs no Novo Código Florestal Mineiro

O governador Aécio Neves assinou, na sexta-feira (04/09), decreto que define prazo de 20 anos para a recomposição das Áreas de Preservação Permanente (APPs) utilizadas para atividades do agronegócio.

O decreto regulamenta a nova lei florestal de Minas Gerais, sancionada pelo governador no dia 01/09, e que estabelece no Estado uma das legislações mais rigorosas do país para a preservação e recuperação das matas nativas.

“Na verdade, estamos regulamentando algo que está previsto no código florestal e que diz respeito à recomposição de nossas áreas de preservação permanente. Havia uma grande incerteza em relação ao que significava a recomposição, sobretudo em relação a prazos. Estamos definindo, em primeiro lugar, essas áreas que precisam ser recompostas, mas a partir deste decreto estamos estabelecendo um prazo de 20 anos para que isso ocorra com quatro anos de carência. Isso significa que, daqui a cinco anos, o proprietário terá que comprovar a recomposição de 5/20 dessa área, em seis anos, 6/20, para que daí por diante, em 20 anos, essa área seja recomposta”, explicou o governador, em seu pronunciamento.

São consideradas áreas de preservação permanente, de acordo com legislação federal, áreas na margem dos cursos d’água, nas nascentes, nas veredas, nos lagos e lagoas naturais e no entorno de reservatórios, nos topos de morro e nas encostas com alta declividade. Pelo decreto, as atividades agrícolas - anuais ou perenes - nessas APPs devem ser transformadas progressivamente em vegetação nativa.

Desenvolvimento econômico sustentável

A conversão progressiva em vegetação nativa será realizada por meio de plantio ou regeneração natural. O produtor rural pode optar por iniciar a recomposição florestal imediatamente devendo comprovar, a cada dois anos, a recuperação de 1/10 da área total.

Em seu pronunciamento, Aécio Neves ressaltou a importância das discussões entre a secretaria de Meio Ambiente e o setor produtivo para encontrar uma solução conjunta que compatibilizasse o desenvolvimento econômico e preservação ambiental.

Fiscalização

O secretário de Estado de Meio Ambiente, José Carlos Carvalho, explicou que os produtores rurais que não cumprirem o que determina o decreto serão autuados, assim como aqueles que praticarem novos desmatamentos sem autorização. “A lei não está criando nenhuma flexibilidade para novos desmatamentos. Ao contrário, está sendo mais severa com novos desmatamentos. O que a lei está criando é o conceito de áreas consolidadas. E quem não recompor vai cair nas penalidades previstas, tanto na legislação federal quanto na legislação ambiental, eles naturalmente aí sofrerão as penalidades previstas, que são multa”, detalhou o secretário.

O secretário afirmou que o Governo de Minas, em parceria com a Universidade de Lavras, está fazendo um levantamento com imagens de satélite para identificar as Áreas de Preservação Permanente (APAs) que devem ser recompostas. Segundo ele, as regiões com maior desmatamento no Estado são as que foram ocupadas há mais tempo como a Zona da Mata, Sul de Minas, Vales do Rio Doce e do Mucuri.
Excelente! Aguardaremos os resultados da nova legislação e apenas lembramos da importância de ser realizado um trabalho junto com os agricultores mineiros, orientado-os, para que eles possam proceder de acordo com a nova lei.

Fonte: Assessoria do Governador, publicada no site da SEMAD em 04/09/09, matéria intitulada: Governo assina decreto para recomposição de áreas de preservação permante.

domingo, 6 de setembro de 2009

Idéias Criativas



No meu passeio pelo Velho Mundo me deparei com algumas idéias ambientalmente criativas, que gostaria de dividir com vocês.

Em Londres eu adorava comer numa rede de lanchonetes, simpática ao meio ambiente, chamada Pret-a-Manger. O principal marketing deles era o fato de seus produtos serem todos confeccionados com alimentos orgânicos. E realmente os sucos e sanduíches de lá eram deliciosos!

Os guardanapos eram de papel reciclado e continham a seguinte mensagem: "Se nossos funcionários te entregarem um monte de guardanapos (o que você realmente não quer e não precisa), olhe para eles com uma cara brava. Não desperdice nunca!". Achei uma forma muito divertida de passar a mensagem, não acham?


E na praia de Barcelona, a Barceloneta, tinham vários cartazes divertidos e escritos em inglês, com lembretes, para que os banhistas não se esqueçam de levar todo o lixo embora da praia, como esse da foto: "Pegou seu telefone? Sua carteira? Seu lixo?". Acho que estava surtindo efeito porque as areias da praia estavam realmente limpas.

Além disso, o governo de Barcelona incentiva o uso de bicicletas, emprestando, sem nenhum custo, bikes para os moradores. Basta provar que vive em Barcelona que você recebe uma carteirinha, que dá direito a pegar as bikes emprestadas em vários pontos da cidade, que é bem planinha e ótima para se locomover pedalando.

Bom, vou continuar me lembrando dos bons exemplos que vi por lá para registrar aqui no blog.

sábado, 5 de setembro de 2009

Eu voltei, e agora é pra ficar...


Ei pessoal!!!

Estou de volta e já tive uma notícia que me deixou muito feliz. O lixo que havia sido enviado pela Inglaterra para o Brasil está de volta para o lugar de onde não deveria ter saído!

Um navio carregado com 71 contêineres de lixo desembarcou no porto de Felixtowe, na Inglaterra no dia 20 de agosto. Ainda restam alguns contêineres a serem enviados, já que o Brasil recebeu ao todo, 89 deles, cheios de lixo tóxico e doméstico.

Foi um alívio saber disso... uf...

Pelo mundo...

Pessoal, apos o retorno da Ecomenina Mariana, agora eh a minha vez de procurar novidades pelo mundo!

Deixo uma promessa: a de trazer muitas novidades sobre cultura e meio ambiente!

Au revoir!
Ah! E nao se esquecendo dos poemas basicos que as Ecomeninas tanto gostam, deixo um do meu amado Mario Quintana... (mesmo que sem acentos...aff...)
"Nunca des um nome a um rio:/Sempre eh outro rio a passar ./ Nada jamais continua, tudo vai recome'car!"

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Banheiro Portátil...e ecológico!!!



Uma companhia alemã está anunciando o primeiro “banheiro portátil” para mulheres, uma versão mini dos banheiros químicos muito comuns em shows e eventos ao ar livre. Trata-se de um saco plástico com polímeros absorventes que convertem a urina em gel, poupando a mulher de horas numa fila ou de passar por vexames ainda maiores.

Batizado de “Ladybag”, o “banheiro de bolso” tem o tamanho de uma barra de chocolate quando dobrado. A abertura é larga suficiente para maior comodidade e pode ser usado em pé ou agachado. Após o uso, basta jogar fora numa lixeira, já que o gel também age como inibidor de odores e o material é reciclável - seguindo a mesma linha de produtos na linha "absorventes verdes" ou de pano.

Cada Ladybag contém gel suficiente para absorver até 450 ml de urina e numa emergência, é capaz de armazenar perto de 1,5 litro.

Esse é o primeiro produto do gênero, garante a inventora do Ladybag, Eva Tinter, da empresa KETS GmbH. Em entrevista à revista alemã Der Spiegel, ela disse que o produto pode ser usado em carros ou mesmo se a mulher quiser evitar os banheiros sujos de festivais de música. “Basta dar um pulinho atrás dos banheiros e usar um destes”, sugere.

Esculturas em gelo retratam a preocupação com o aquecimento global




A artista brasileira Nele Azevedo expôs mais de 1.000 pequenas esculturas em Berlim, Alemanha, para atrair a atenção sobre o derretimento das calotas polares do planeta devido ao aquecimento global. (Foto: AFP)

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Notinha!!!


Pessoas queridas que acompanham o blog e amigas, companheiras do ecomeninas,

estou de volta!!!Rs!Pelo menos é o que tentarei em dias mais tranquilos no escritório, como os dias de ontem e de hoje.

Algumas pessoas sabem que minha vida deu uma reviravolta nos últimos meses (mudei de escritório, apertou demais os projetos do Centro de Estudos em Direiro Ambiental e Minerário - inclusive tenho material oriundo do cursoe do centro para divulgar aqui!!! - , a pós graduação está me enlouquecendo...) por isso sumi um pouquinho...mas estou morrendo de saudades de postar aqui, de interagir e ler os comentários...

sendo assim: I'm back!!!!

Bom, espero poder voltar com tudo!

Vlw!!!

kiss,kiss, hugs, hugs!!!!!

terça-feira, 1 de setembro de 2009

QUEM DIRIA??


Uma pesquisa mostrou que torres de celular podem prejudicar colonias de abelhas.
A descoberta foi feita através da observação de uma colonia de abelhas em Kerala, na India. A colonia de abelhas foi diminuindo gradativamente.
"Segundo reportagem publicada na revista de tecnologia Physorg, os estudos mostraram que a população local de abelha diminuiu depois que companhias de telefonia celular instalaram suas torres na região. A conclusão foi que as ondas eletromagnéticas prejudicaram a navegação das abelhas operárias, que se perdiam na volta à colméia depois da coleta de pólen.
Os próprios cientistas trataram de não parecer alarmistas e disseram que os estudos precisam ser aprimorados. Mas ressaltaram que as abelhas, importantes polinizadoras e vitais para o meio ambiente, já estão numa situação vulnerável devido à poluição e que, por isso, esse novo risco não deveria ser ignorado."

Mais um ponto negativo para as antenas de celular!

Fonte: Virgula (http://virgula.uol.com.br/ver/noticia/euquerosalvaroplaneta/2009/08/31/218729-pesquisa-mostra-que-o-sinal-de-torres-de-celular-pode-prejudicar-colonias-de-abelhas)