A questão da segurança das usinas nucleares voltou a ordem do dia em função dos tristes acontecimentos no Japão.
Vocês devem ter acompanhado pelos jornais e TV que o acidente em Fukushima gerou um efeito em cascata no mundo. Na Alemanha, sete usinas antigas de energia atômica foram paralisadas. A França voltou a discutir a necessidade de debate sobre a questão. Também a China e os Estados Unidos anunciaram uma revisão dos procedimentos de segurança dos seus reatores. E no Brasil, os reflexos da tragédia também foram percebidos.
Ao se investigar a situação das usinas nucleares no Brasil, o que se descobriu é de arrepiar...
O presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) admitiu ao jornal Correio Braziliense (22/03/11) a possibilidade de mudanças em alguns procedimentos, como, por exemplo, na divulgação dos planos de emergência em Angra. ‘O debate que vai surgir pode levar à definição de mais segurança à população. Existe uma reclamação muito grande sobre o desconhecimento dos planos de emergência’, diz Odair Dias.
Para completar a seriedade da questão, o mesmo jornal divulgou que o governo brasileiro precisou gastar cerca de R$ 25 milhões, em 2011, para importar o urânio destinado a manter em funcionamento as usinas nucleares Angra 1 e 2. A demora da Cnen para conceder a licença necessária para explorar o material e a dificuldade das Indústrias Nucleares do Brasil (INB) ao fazer as adaptações exigidas levaram a uma queda na produção na mina de Caetité (BA), a única em funcionamento no Brasil.
Ainda pra completar, chegou ao público a notícia de que a usina Angra 2 vem operando a 10 anos sem a competente licença de operação, que deveria ter sido emitida pelo CNEN.
Em função disso, há informações de que o presidente da CNEN foi exonerado. Contudo, o que se tem confirmação é de que haverá um processo de reestruturação da referida Comissão.
Pelo menos o acidente de Fukushima está servindo de alerta para nós brasileiros e para o mundo...
Artigo baseado nas informações publicadas no site: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2011/03/23/interna_brasil,244117/em-funcionamento-ha-10-anos-angra-2-opera-sem-licenca-definitiva-da-cnen.shtml
Fonte da foto:
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/mundo/2011/03/16/interna_mundo,243034/fukushima-tenta-religar-energia-para-ativar-bombas-dagua-de-resfriamento.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário